Os nossos Autores

Os nossos Autores

 

Conheça quem já publicou através do Sítio do Livro


Abílio Tavares

Abílio Tavares

 

Abílio Tavares nasceu em 16 de Março de 1944 na Branca – Albergaria-a-Velha onde reside. É o quarto de seis irmãos e ficou órfão de pai com apenas 6 anos de idade o que marcou muito a sua infância que ocorreu num tempo muito difícil caracterizado pela carestia material e social.

Cresceu no seio de uma família bastante pobre que, orientada pelos valores religiosos, elegia a humildade e a honestidade como valores essenciais da sociedade. Os primeiros 4 anos de estudo liceal foram cumpridos… 

Ala Maria de Lurdes

 

Maria de Lurdes Dionísio Ala nasceu na aldeia de Vilas Boas, concelho de Vila Flor. De origem humilde, com cinco irmãos, perdeu o pai aos dois anos de idade, ficando a mãe grávida de três meses. Conheceu, por isso, uma infância difícil numa época de penosa subsistência. Estudou até à antiga 4ª classe, e, já adulta fez o 9.º ano no programa das “Novas Oportunidades”.

Desde muito nova trabalha com crianças num jardim de infância, onde é Assistente Operacional. Em criança, conviveu muito com uma tia, pessoa instruída, que a pegava ao colo e a acarinhava ao som de velhas cantigas e histórias. Teve a capacidade de fixá-las quase todas. Hoje, sempre que é preciso no seu local de trabalho, conta as que pode às crianças para as entreter e educar. 

Albertino Alves

Albertino Alves

 

Albertino Marcelino Alves, natural de Grândola, licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1957. Frequentou um Curso de Betão Pré-Esforçado em Paris em 1958/1959, com uma Bolsa de Estudo do Governo Francês. Em 1959/1960 obteve uma Bolsa da Federação das Industrias Britânicas, tendo estagiado em Londres na Empresa A. J. &. D. HARRIS, Engenheiros Consultores, também na área do Betão Pré-Esforçado.

Iniciou em Portugal a sua actividade profissional na Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos em 1957 em… 

Alberto Branquinho

Alberto Branquinho

 

Nasceu na região agora chamada Douro Superior. Publicou romance, livros de contos e poesia.

Esteve na guerra colonial, na Guiné. Tem escritos sobre esse tema em blogue e em livros. Terminada essa experiência de guerra, chegou a Coimbra em plena crise académica de 1969.

Em Lisboa desde 1970, depois de mais andanças e cambanças, acabou sendo advogado. Mas tentado sempre ver mais mundos.

Alberto Da Antas

 

Alberto Da Antas é um pseudónimo. O autor nasceu em Lisboa no ano de 1949.

Alberto Melo

Alberto Melo

 

Alberto Eduardo da Silva e Melo nasceu em Lisboa, em 1941. Licenciou-se em Direito (1963), na Universidade de Lisboa, e concluiu, em 1971, na Universidade de Manchester, uma Pós-graduação em Educação de Adultos. Integrou a Comissão Instaladora da Escola Superior de Educação de Faro, em Dezembro de 1983, ficando desde então ligado ao Instituto Politécnico de Faro e à Universidade do Algarve, onde leccionou e, entre 2000 e 2007, coordenou o Gabinete do Programa Europeu SÓCRATES. 

Alberto Sousa

Alberto Sousa

 

Alberto de Almeida e Sousa nasceu em 1966 na Freguesia de Pigeiros, Santa Maria da Feira. É formado em Artes Marciais, Qigong, Shiatsu, Meditação e Medicina Chinesa.

Incentivado pelos seus Mestres a partilhar com o Mundo os seus ensinamentos, as suas vivências resultantes, quer da sua própria investigação, quer da sua experiência clinica, com a esperança de um mundo melhor e de uma transformação positiva da sociedade actual.

Alfredo Sá Almeida

Alfredo Sá Almeida

 

Alfredo Sá Almeida possui formação académica em Bioquímica e Biotecnologia, com especialização na indústria alimentar. Interessou-se desde muito cedo pela Química e a atividade laboratorial, que acabaria de marcar decisivamente o seu percurso.

Primeiro, ligado à investigação pura, numa área da bioquímica do sistema nervoso central, no Instituto Gulbenkian de Ciência, e, posteriormente, ligado à investigação aplicada na área da bioquímica e metabolismo das… 

Alice Lázaro

Alice Lázaro

 

Alice Lázaro exerceu a actividade de professora de História do ensino secundário, durante mais de duas décadas. Durante esse período, desempenhou tarefas como orientadora pedagógica de estágio integrado, além de se ter dedicado ao estudo e divulgação do património local, tendo sido monitora e formadora de docentes nesta área.

No âmbito do estudo do património escolar – do antigo ensino industrial – fez pesquisa sobre materiais didácticos e actividades docentes, relativas ao último quartel do século XIX, em Portugal, de que resultaram os estudos que… 

Álvaro Elias Dionísio

Álvaro Elias Dionísio

 

Álvaro Elias Dionísio nasceu na freguesia de Olho Marinho, concelho de Óbidos, em 1945. É licenciado em Direito e foi funcionário público na Segurança Social, no Centro Distrital de Lisboa e Centro Nacional de Pensões.

No ano de 2008, escreveu Memorando – Destacamento de Fuzileiros Especiais – Angola 1963-1965, livro que não foi editado. No início de 2010, publicou Textos escritos em Blogues, em Dezembro de 2010, o livro Dois Irmãos e o Atlântico Sul, ambos pelas Edições Ecopy e em Setembro de 2013, a obra Celebração de um Encontro.

Álvaro José Marques Miranda Mota

Álvaro José Marques Miranda Mota

 

Álvaro José Marques Miranda Mota nasceu em Lisboa, em 1955. Mestre em Gerontologia Social - UL, Pós-Graduado em Políticas de Desenvolvimento e Gestão de Recursos Humanos - UAL e em Direito do Trabalho e da Segurança Social - ISLA, é Licenciado em Sociologia (especialidade em Organização do Trabalho) - UAL.

Exerceu atividade profissional na área de recursos humanos e formação. Em 2005, iniciou-se em atividades sociais relacionadas com os sem-abrigo. Desde 2012 que se dedica à problemática das pessoas idosas.

Amadeu Frade Ferreira

Amadeu Frade Ferreira

 

Amadeu Frade Ferreira é licenciado em Estudos Portugueses e Lusófonos pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa onde também concluiu a Pós-Graduação em Estudos Portugueses. É diplomado em Básico de Psicologia pela CEAC.

Amélia Martins

Amélia Martins

 

Amélia Martins nasceu em Maio de 1974. Religiosa da Congregação das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres desde 1996, tem uma Licenciatura em Serviço Social e uma Pós-graduação em Neuropsicologia Clínica.

É Directora Técnica do Lar Santa Beatriz da Silva desde 2004. Encontra-se a implementar o Sistema de Gestão da Qualidade no referido Lar. Dinamizadora do primeiro Projecto sobre Snoezelen com Idosos financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian em 2005, foi Docente na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. 

Ana Brilha

Ana Brilha

 

Ana Brilha nasceu em Cascais, onde reside, em 1979.

Em 2007 foi galardoada com o Prémio literário da Ordem dos Advoga­dos, que mereceu a publicação da obra Memórias de um corvo pela Sopa de Letras, chancela da Principia.

Em 2008 publica a sua primeira incursão na poesia Aurora e o seu segundo romance Diário de uma paixão monologada. 

Ana Catarina Gomes

Ana Catarina Gomes

 

Catarina Gomes nasceu a 24 de dezembro em Tomar. Desde cedo sentiu que a falta de respeito, a desigualdade, as aparências a afetavam emocionalmente. E a necessidade de ajudar o próximo sempre a acompanhou. Sempre acreditou e ainda acredita em finais felizes, fadas e duendes.

No decorrer dos anos, iniciou o caminho pelas terapias complementares. Licenciada em Medicina Chinesa (Acupuntura, Fitoterapia, Massagem Tui Ná). Tem o nível de mestre de Reiki e Karuna. 

Ana Luísa Ribeiro dos Santos

Ana Luísa Ribeiro dos Santos

 

Ana Santos nasceu em Lisboa no dia 2 de Dezembro de 1990, no seio de uma família humilde e trabalhadora. Toda a sua vida foi passada em Lisboa, mais precisamente na Cidade de Odivelas, onde iniciou e concluiu o 12.º Ano com sucesso. Depois de concluído o ensino secundário, tirou um Curso Profissional de Instrutora de Natação e Hidroginástica.

Desde muito cedo se apercebeu que a vida era difícil. Teve uma infância atribulada, marcada pela separação dos pais aos 5 anos de idade e pelos conflitos familiares. Começou a trabalhar aos 12 anos ajudando nos negócios… 

Ana Maria Vilhena

Ana Maria Vilhena

 

Ana Maria Vilhena Fernandes Pereira de Vilhena é natural do antigo Congo Belga, onde nasceu, em 1950 e radicou-se em Portugal em 1959.

Completou o ensino secundário em Santiago do Cacém, tendo-se licenciado depois em Filologia Românica, em 1974, pela Universidade Clássica de Lisboa.

Foi professora efetiva de Português e Francês e lecionou durante quarenta anos, no ensino secundário, em… 

Ana Paula Roldão

 

Ana Paula Roldão nasceu em Janeiro de 1981 na Marinha Grande, aos onze anos mudou-se para Lisboa, cidade onde continua a viver atualmente.

Ana Pifre

Ana Pifre

 

A formação académica de base de Ana Pifre é financeira, com várias especializações, em especial na área fiscal.

Ao longo dos anos, pela curiosidade de saber como é que as coisas funcionam, foi fazendo formação em terapias energéticas, massagem e mais tarde, em educação emocional com o Emídio Carvalho, através do Trabalho de Sombra. 

André Pinto Bessa

André Pinto Bessa


André Pinto Bessa nasceu em Lisboa, viveu nos EUA e em Moçambique.

É economista, trabalhou na banca, em várias instituições, na área financeira e em gabinetes de membros do governo.

Participou nas negociações de adesão à então CEE e em várias organizações internacionais em representação do País e de bancos.

Vive em Lisboa e trabalha numa consultora de project finance e concessões de infraestruturas.

Andreia Loureiro

Andreia Loureiro

 

Andreia Loureiro é Mestre em Gestão de Recursos Humanos, Licenciada em Psicologia e exerce em clínica privada. Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, em Cuidados Continuados e Paliativos e em Crianças e Jovens em risco social, é terapeuta de Reiki.

Antónia Palmeiro

Antónia Palmeiro

 

Antónia Palmeiro nasceu em 1954. Em 1976, licenciou-se em Filologia Românica. De 1977 a 2012, foi professora de Português e Francês, do Ensino Básico e Secundário. Exerceu as funções docentes, desde 1985, na Escola Secundária de Ferreira Dias, no Cacém.

Antonieta Félix

Antonieta Félix

 

Antonieta Félix nasceu em Évora, em 1974, mas sempre viveu na vila de Redondo, excepto de 1992 a 1999, quando esteve em Lisboa, primeiro a fazer uma licenciatura e depois a trabalhar, como formadora.

Ao regressar ao Alentejo foi correspondente do jornal Público, entre 2000 e 2005 e, entretanto, ingressou na Câmara Municipal de Évora, onde se mantém, como técnica superior na área da cultura. 

António Alegria

António Alegria

 

António Alegria é licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, pós-graduado em Direito Público pela Universidade Católica de Lisboa e mestre em Economia e Políticas Públicas pelo ISCTE.

Foi advogado e exerceu funções públicas de inspeção desde 1982, sendo nomeado Subinspetor-Geral de Jogos em 2002, Inspetor-Geral em 2005 e Diretor do SIJ em 2007, cargo que manteve até 2012. 

Antonio Carneiro (Bélier)

Antonio Carneiro (Bélier)

 

Nascido a 28 de junho de 1946 no Rio de Janeiro, Antonio Carneiro, mais conhecido nas lides literárias como o poeta Bélier, é engenheiro eletrotécnico pela U.F.R.J., com equivalência da F.E.U.P., pós graduado em engenharia do petróleo pela Petrobrás, Brasil e em docência pela Escola Superior de Educação do I.P.P., Portugal.

Dentre as suas diversas obras, citam-se: 

António de Vasconcelos Costa

António de Vasconcelos Costa

 

Filho de uma família humilde do Porto, segundo filho sobrevivo de cinco, primeiro varão, António de Vasconcelos Costa nasceu a 18 e oficialmente a 24 de Maio de 1941, frequentou a escola pública até ao internamento em instituição cristã (Providência de S. José), por risco de contágio de tuberculose que seu pai, entretanto, contraira. Aos 9 anos, acabou também por ser internado no Sanatório do Monte da Virgem, em Gaia e, decorridos 8 meses, curado, juntou-se às irmãs em casa de uma tia de seu Pai em Queluz. Frequentou o liceu, com bom… 

António de Vasconcelos Nogueira

António de Vasconcelos Nogueira

 

Nascido em Águeda, Portugal, em 1961, António de Vasconcelos Nogueira vive no Grão-Ducado do Luxemburgo desde 2006. Doutor em Filosofia (2001); pós-doutoramento em História Económica (2005); investigador-bolseiro Fundação Ciência e Tecnologia (1998-2008), com estágio na Amitié Portugal-Luxembourg (2009-2010).

Colaborador externo do Centro de Línguas e Culturas, Universidade de Aveiro, desde 1998. 

António Enes Marques

António Enes Marques

 

António Enes Marques nasceu na cidade de Lisboa, na freguesia da Lapa, a 3 de Junho de 1955, onde viveu até aos dezasseis anos, mudando-se depois para o Concelho de Sintra, onde vive atualmente. É licenciado em Economia pelo Instituto Superior de Economia – ISE. Em 1990, assumiu funções como técnico superior no Instituto Nacional de Estatística. Publicou três romances, em 2010, A Vida em 3D, em 2013, O Monte da Lua e em 2016, O Latido do Doutor Adam.

António Francisco dos Reis

 

António Francisco dos Reis (1859-1939) deixou aos filhos, em Ouro Preto, no Brasil, este livro de lembranças que ajudou a manter viva a sua memória.

Na terra natal, em Bustos, Portugal, deixou um mauzoléu que mandou erguer (1890) em memória do pai. Nele mandou cinzelar na seguinte inscrição: "Mandou construir este mazuleu seu filho António Francisco dos Reis. Negociante no Brazil".

António Graça Miranda

António Graça Miranda

 

António da Graça Miranda nasceu em Lisboa em 7 de Janeiro de 1934, cursou no Liceu Nacional Afonso de Albuquerque em Goa, (Panjim), até ao 5.º ano; daí seguiu para os Açores, para junto de familiares, onde completou o 7º ano; seguindo depois para a Universidade de Coimbra, na faculdade de Medicina onde completou o 5.º ano, seguindo depois para Lisboa onde completou o curso em 1960.

Em Dezembro de 1961, fez parte do grupo civil dos revolucionários ao ataque do quartel de Beja, na época Salazarista, tendo a  intentona desencadeada pelo general Humberto Delgado, com um grupo civil e… 

António Lacerda Nobre

António Lacerda Nobre

 

António Lacerda Nobre desde cedo percebeu que, um dia, iria trabalhar com animais. Em miúdo, fascinavam-no os documentários sobre a vida selvagem, o Jacques Cousteau e os aquários de casa. Alguns anos depois, o mergulho, a arqueologia e o mar já faziam parte da sua vida. O mar e a biologia marinha, tornaram-se parte integrante da sua profissão. O interesse pela história e pelas antiguidades históricas surgiu com o aprofundar dos conhecimentos em arqueologia e a participação em campos arqueológicos. Do estudo dos povos antigos para as pesquisas da história de Portugal, foi um saltinho, aproveitado da melhor maneira possivel. O estudo… 

António Pinela

António Pinela

 

António Pinela fez a sua licenciatura e mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. E, desde então, a sua actividade profissional desenvolveu-se no ensino: leccionou em várias escolas secundárias e, nos últimos dez anos da sua carreira, foi orientador de estágio pedagógico, no ensino secundário, primeiro em colaboração com a Universidade Católica, em Lisboa, depois, com a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Participou em diversas actividades sobre educação. 

António Portela

António Portela

 

António Morais Caldas Gouveia Portela nasceu em Lisboa em 1978. No ensino secundário frequentou quatro escolas, Colégio João de Deus, Colégio São João de Brito, Escola secundária Cidade Universitária e Colégio Moderno. Destes tempos guardou boas memórias. Entrou para o I.S.E.G., onde frequentou o curso de Gestão.

Nesta altura, a doença começou a manifestar-se. Transferiu-se para a Faculdade Internacional onde começou a frequentar o curso de Gestão Hoteleira, não o tendo terminado, tendo em seguida frequentado e terminado… 

António Serra Correia

António Serra Correia

 

António Serra Correia, nasceu em Manteigas (Serra da Estrela) onde viveu com seus familiares até aos seis anos de idade. Seu pai foi então trabalhar para Luanda (Angola) e a ele se juntou toda a família passado algum tempo.

Ao chegar a idade escolar, fez como qualquer criança a instrução primária e prosseguindo a sua formação na Escola Industrial onde conclui o curso de Analista de Laboratório Químico. Foi nesse período crucial da sua vida que conheceu e teve como colegas de turma alguns “revolucionários” secretamente a militarem nas hostes… 

António Trindade Tavares

António Trindade Tavares

 

António Trindade Tavares nasceu em Lisboa, em 1944. A sua idade conta-se pelas muitas paragens do mundo e da vida, mas hoje, de volta à casa da sua infância, gosta de receber e divertir os seus amigos. Quando sai, é quase sempre para atirar o anzol à água numa qualquer falésia da costa portuguesa. O seu tempo reparte-se entre filha e neta, em França, e os irmãos, na África do Sul.

Armando Frazão

Armando Frazão

 

Armando Frazão nasceu em Angola em 1971. O 25 de Abril cedo ditou o regresso da sua família ao interior de Portugal onde viveu até aos 18 anos de idade e onde cimentou o seu gosto pela natureza.

Ingressou depois na universidade em Lisboa onde se licenciou em engenharia e hoje exerce funções ligadas às tecnologias num dos maiores grupos empresariais nacionais. A par desta actividade profissional desenvolveu actividades relacionadas com natureza, ambiente e fotografia. 

Belino Costa

Belino Costa

 

Belino Costa nasceu em Bustos, Oliveira do Bairro, em 21 de Maio de 1956. Desde muito jovem se interessou pela escrita iniciando a sua colaboração no Independência de Águeda, como cronista, aos 17 anos. Frequentou (1975-78) o curso de jornalismo da Escola Superior de Meios de Comunicação Social, em Lisboa e, simultâneamente, o curso de Direito da Faculdade de Direito de Lisboa. 

Beth Salreta

Beth Salreta

 

Jantar de Fim de Verão é a primeira obra da autora. Beth Salreta viveu em Africa, o que lhe deu uma visão romântica das coisas e o seu gosto pela natureza, tão presente na sua obra, assim como o seu amor pelos animais. Actualmente vive no Carregado.

Carla Pimenta

Carla Pimenta

 

Carla Sofia Borges Pinto Pimenta nasceu a 30 de Maio de 1984 em Coimbra, filha de um vendedor de materiais de construção e de uma contabilista da função pública. A sua vida foi passada em Anadia, parte de uma família da classe média alta, a qual nunca lhe faltou com nada, tanto financeiramente como com amor e protecção de pais, avós e irmã mais velha. 

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva

 

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva, luso-brasileira, é graduada em Arquitectura e Urbanismo, Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental e Didáctica do Ensino Superior, Mestre em Gestão Arquitectónica e do Ambiente Urbano e Diplomada en Prevención de la Delincuencia Mediante el Diseño Ambiental - International CPTED Association - ICA.

Trabalhou na equipa da coordenação e fiscalização dos Projectos Favela Bairro e Regularização de… 

Carla Vilaça

Carla Vilaça

 

Carla Sofia Rodrigues Vilaça, nasceu a 9 de Outubro de 1979, em Matosinhos. Licenciou-se em Enfermagem em 2003 e concluiu a Pós-Graduação em Saúde Familiar em 2004 e a Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em 2008.

Página oficial do autor

Carlos Barreira da Costa

Carlos Barreira da Costa

 

Carlos Barreira da Costa licenciou-se pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1970. Após o Internato Geral e Complementar no Hospital de São João, exerceu a especialidade de Otorrinolaringologia. Desde 1983, divide o seu tempo entre o I.P.O do Porto e um consultório, nesta cidade, onde recebe os amigos.

Carlos Duarte

Carlos Duarte

 

Nascido em Malange, Angola, Carlos Duarte foi morador no Lobito por muitos anos. Actualmente mora no Brasil em Rondônia, Amazônia Legal.

Carlos Guimarães da Cunha

Carlos Guimarães da Cunha

 

Carlos Guimarães da Cunha é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Exerceu a docência em vários estabelecimentos de ensino, designadamente no Instituto Militar dos Pupilos do Exército e na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Ano Propedêutico). Presentemente está aposentado. Entre vários trabalhos de investigação histórica que publicou, sobressai a obra A «Janeirinha» e o Partido reformista (2003), estudo desse movimento revolucionário oitocentista e das suas consequências.

Carlos Marques Simões

Carlos Marques Simões

 

Carlos Marques Simões é Professor Coordenador aposentado da Universidade do Algarve, onde exerceu funções docentes e de investigação desde 1990. É licenciado em psicologia clínica pelo ISPA, pós-graduado em psicologia do desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina e doutorado em psicologia da educação pela Universidade de Aveiro. 

Carmen Lara

Carmen Lara

 

Carmen-Lara nasceu a 23 de Março de 1971, no Bombarral. Vive em Portugal, Sintra-Vila classificada como Património Mundial da UNESCO.

Todas as suas obras são criações únicas, cuja fonte de inspiração é, tão-somente, fruto das suas ideias, das suas emoções, da sua intuição, do seu estudo, que transporta para a tela. 

Cármen Sílvia Morais Cardoso

Cármen Sílvia Morais Cardoso

 

Cármen Sílvia Morais Cardoso é licenciada em Auditoria Financeira pelo ISCAP, licenciada em Gestão Contabilidade e Secretariado pela UA, mestre em Contabilidade pela FEUP, e doutorada em Educação pela ULHT, professora titular de quadro de escola de nomeação definitiva desde 1976.

Carolina Carvalho de Sousa

Carolina Carvalho de Sousa

 

Carolina Carvalho de Sousa nasceu em Lisboa, a 17 de Março de 1967. Cedo, a sua mãe, aderecista e costureira do antigo cinema português, a fez despertar para o design e para a criação artística.

Na escola gostava de escrever estórias e peças de teatro, que representava com outras colegas. A sua professora dizia que ela iria ser escritora… Devorava livros de banda desenhada, mas foi com a velha Agatha Christie e Lobsang Rampa, que desenvolveu o seu gosto pelo mistério da escrita e pelo mistério da vida… 

Catarina Valadas

Catarina Valadas

 

Catarina Valadas nasceu em 1986, em Lisboa. Amante das palavras desde sempre decidiu publicar o seu primeiro livro e dar assim vida ao blogue Maçã e Canela.

Página oficial do autor

Catarina Vieira da Silva

Catarina Vieira da Silva

 

Catarina Gato Vieira da Silva tem 16 anos e vive na pequena vila de Mora. Estuda na Escola Básica e Secundária de Mora, no 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias.

A escrita sempre fez parte da sua vida tendo já inclusive participado em concursos literários. Autora do blogue Excertos de Uma Vida onde escreve essencialmente sobre os meus sentimentos e acontecimentos com maior impacto na sua vida. 

Cátia de Castro Dias

Cátia de Castro Dias

 

Cátia de Castro Dias nasceu a 25-Mar-1977 e é natural da cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil. Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM (1999) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2005).

Graduanda da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, Pedagogia, atualmente é professora da Faculdade de Patos de Minas-FPM e da Universidade Presidente Antônio Carlos Magalhães-UNIPAC.

Cecília Barreira

Cecília Barreira

 

Cecília Barreira é professora de Cultura Contemporânea na FCSH da Universidade Nova de Lisboa.

Tem inúmeros livros publicados sobre questões de História da Cultura e das Mentalidades em Portugal nos séculos XIX e XX. Colabora, regularmente, em jornais e revistas fazendo recensões críticas e artigos científicos. 

Conceição Teles de Menezes

 

Conceição Teles de Menezes nasceu e viveu sempre no Porto. Mãe de dois filhos e profes­sora de profissão, nas minúsculas fatias de dia que consegue guardar só para si, vive com a música e com os livros, escuta o mar, fotografa isto e aquilo, recria sombras, colhe flores invi­síveis, escreve cartas e emprega todas as suas forças num incomensurável sonho impossível de perder de vista. Vive-o numa dança perfeita, num mundo de água e de silêncio onde o amor existe e toca levemente as suas mãos quando escrevem histórias que lhe percorrem a pele e que tenta lançar ao vento em gritos infinitos.

Constança Souta

Constança Souta

 

Constança Souta, é licenciada em Gestão de Empresas Turísticas, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Vive presentemente nos EUA (Bend, Oregon).

Cristiane Rossi

Cristiane Rossi

 

Cristiane Aparecida da Rosa Rossi nasceu em Santa Maria, RS, Brasil. É Mestre em Letras, na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, atualmente, está cursando o Doutoramento em Letras, no âmbito dos Estudos Literários, da mesma instituição. A titulação da autora inclui ainda a Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior e Licenciatura em Letras, habilitação em Espanhol e Literaturas Espanholas.

Cristina Rodo

Cristina Rodo

 

Cristina Rodo nasceu em Lisboa, a 17 de Janeiro de 1965. Estudou no Liceu Francês, de onde seguiu para o ARCO (fotografia) e depois para o IADE (desenho têxtil). Não desenvolveu uma carreira, tendo seguido a vida profissional ao sabor do vento, de forma diversificada, nos últimos tempos mais virada para as novas tecnologias. 

David da Silva

David da Silva

 

David da Silva nascido na Murtosa, distrito de Aveiro, frequentou durante seis anos o Instituto Superior de Ciências Humanas e Teológicas do Porto, onde tirou os cursos de Filosofia e Teologia.

Em 1978, integrou o primeiro grupo de professores cooperantes portugueses em S. Tomé e Príncipe após o 25 de Abril e lecionou Português na Escola Patrice Lumumba neste país. 

Domingos Barbosa da Silva

 

Domingos Barbosa da Silva nasceu no sítio de Monte Tabor da Ilha do Fogo – Cabo Verde e iniciou os seus estudos secundários no liceu Adriano Moreira, na cidade da Praia, interrompidos pelo serviço militar.

Emigrou, nos fins de 1973, para a Noruega, onde retomou os seus estudos secundários, depois dos quais frequentou a Faculdade de Matemática na Universidade de Oslo, capital da Noruega. A paixão pela medicina fez com que desse um salto à Faculdade vizinha, o Instituto da Farmácia, onde se licenciou em 1984.

Foi co-editor do livro A Odisseia Crioula, com o irmão António Barbosa da Silva entre 1990 e 1992.

Dulce Rodrigues

Dulce Rodrigues

 

Autora premiada no 2013 Hollywood Book Festival nos Estados Unidos e em concursos literários na Europa, incluindo o 2013 London Book Festival, Dulce Rodrigues publicou seis livros infanto-juvenis e dois livros de viagem. Fala seis línguas vivas e traduz os seus próprios livros.

Natural de Lisboa, cidade que a viu crescer e onde fez um curso universitário em Letras e Literaturas, viu-se atribuir mais tarde uma bolsa de estudos pelo Goethe-Institut na Alemanha e uma outra para um curso cientifico com a Open… 

Edite Lopes Silva

Edite Lopes Silva

 

Edite Lopes Silva é enfermeira e mestre em enfermagem. Professora na Universidade de Cabo Verde. Estudante de Doutoramento em Ciências de Enfermagem no Instituto de Biomédica Abel Salazar na Universidade do Porto.

Eduardo Mascarenhas Peça

Eduardo Mascarenhas Peça

 

Eduardo Mascarenhas Peça nasceu a 6 de Junho de 1982 em Newcastle-Upon-Tyne, Inglaterra. Desde a infância que passa férias na aldeia de Vide, concelho de Seia, distrito da Guarda, terra natal de dois dos seus bisavôs e onde sente profundas raízes.

Ao longo da vida tem sido um entusiasta da paisagem natural da Serra da Estrela e sua vizinha Serra do Açor, fazendo diversas digressões pela montanha e leito das ribeiras. 

Eduardo Santos

Eduardo Santos

 

Eduardo Santos is an Associated Professor of Counseling and Development in the College of Psychology and Education at the University of Coimbra, Portugal. He is the Co-Director of the joint PhD Program in Educational Psychology (Faculty of Psychology, University of Coimbra with Faculty of Psychology, University of Lisbon) and Scientific Coordinator of the research unit Institute of Cognitive Psychology, Human and Social Development (Faculty of Psychology and Education, University of Coimbra). His interests focus on subjectivity construction within transition processes from a developmental contextual approach.

Elisabete Lourenço

Elisabete Lourenço

 

Elisabete Lourenço, natural de Ponte de Sor, licenciada em gestão e pós-graduada em finanças, desde sempre desenvolveu o seu percurso profissional na área financeira.

O seu interesse por esta área começou recentemente, aquando a realização de workshops para pais e filhos na área da Educação Financeira Infantil e percebeu a necessidade em criar uma ferramenta de apoio aos pais e às crianças, por forma a facilitar a aprendizagem do valor do dinheiro.

Emanuel Góis

Emanuel Góis

 

Emanuel Góis é natural do Barreiro, cidade onde tem vivido, exceptuando três anos em Cernache do Bonjardim e Santarém, altura em que cursava o antigo ensino liceal.

Licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa, passando a exercer advocacia até hoje. Prestou serviço na Força Aérea durante seis anos na especialidade de Controlo de Tráfego Aéreo.

Foi jornalista desportivo durante doze anos (entre 1970 e 1982), colaborando nos jornais Record e nos… 

Emídio Cabrita de Oliveira

Emídio Cabrita de Oliveira

 

Emídio Cabrita de Oliveira é natural de Olhão mas trabalha e reside em Faro. É Técnico Oficial de Contas e tem como hobby a escrita.

Beatriz chorou de emoção é o seu terceiro livro publicado.

Espedita China

Espedita China

 

Espedita Maria da Silva China nasceu em 10/12/1958, em Crato - Ceará - no Brasil. Primogénita de 12 irmãos, Messiânica em 24/11/2000, está em Portugal desde o início de 2003 onde contraiu segundas núpcias.

Enfermagem de formação, trabalhou na cirurgia em vários hospitais no Brasil, sempre com um grande espírito de ajuda ao próximo. Em Portugal, trabalhou em hospitais, clínicas, restauração e em geriatria. Foi recenciadora, no Censo Demográfico Nacional, em Portugal, no ano de 2011. Também na Europa cursou… 

Eva Maria Valério de Sousa

Eva Maria Valério de Sousa

 

Eva Maria Valério de Sousa nascida a 7 de Dezembro de 1984 , cresceu numa pequena aldeia da Beira Alta, chamada Vale de Madeiros, até ter vindo estudar Medicina Nuclear para Lisboa, aos 17 anos de idade.

Continuou o seu percurso académico e profissional nesta área, sendo presentemente doutoranda de Engenharia Biomédica e docente do Ensino Superior Politécnico desde 2008. 

Fátima Murteira

Fátima Murteira

 

Fátima Murteira nasceu no ano de 1957, em Santarém, mas cresceu e viveu em Lisboa até casar.

Reside no Forte da Casa, desde então, onde viu crescer os seus três filhos. O infortúnio do destino trouxe-lhe uma tristeza quando o filho mais velho faleceu em 2008, vítima de um acidente de viação. Em vez de perder a Esperança, este episódio deu-lhe Força para continuar a Viver!

Atualmente, exerce funções como Assistente Operacional numa escola.

Fátima Verdelho Fontoura

Fátima Verdelho Fontoura

 

Fátima Verdelho Fontoura, transmontana a residir na localidade de Vale Bom Pitez, concelho de Mirandela é Mestre em Gestão das Organizações, especialização em Gestão de Empresas e Licenciada em Psicologia Organizacional.

Entre 1988 e 2000 desempenhou funções no sector privado e desde 2000 está vinculada ao sector público, a exercer funções na Câmara Municipal de Mirandela. Coordenadora, há 6 anos, do Gabinete de Apoio ao Munícipe que integra… 

Fausto Kakumba

Fausto Kakumba

 

Fausto Kakumba é, juridicamente, Faustino Bento, filho de Bento Pedro e de Balbina Sitiuca. Original do Planalto Central – Huambo, no município do Longonjo, com naturalidade oficial de Benguela, nasceu a 28 de novembro de 1982, no município de Benguela, província de Benguela.

Frequentou o ensino básico na escola do município do Longonjo – Huambo e na Escola n.º 14 do município de Benguela, e o ensino fundamental na EPF – Escola de Professores do Futuro. Fez o ensino superior em Ciências… 

Fernando Freitas

Fernando Freitas

 

Fernando Freitas, pseudónimo de Rui Baião, nasceu em Lisboa, a 23 de Agosto de 1974. É licenciado pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa. É professor de Filosofia. Tudo o resto está neste livro…

Fernando Santos e Silva

Fernando Santos e Silva

 

Fernando de Carvalho Santos e Silva, nascido em março de 1945, mesmo ao lado da fábrica de cimento da Maceira, perto de Leiria, onde os pais trabalharam, constitui mistura dos genes de dois avôs e das suas duas doces mulheres. Um deles de notável aptidão financeira, que não transmitiu ao neto, que permitiu a frequência universitária à sua descendência, e que casou com uma senhora de cabelos encaracolados e frisados dos campos de Coimbra. O outro de mãos prodigiosas, que não transmitiu ao neto, latoeiro habilidoso mas de falências sucessivas, republicano convicto que casou com uma senhora descendente de imigrantes… 

Filomena Lima

Filomena Lima

 

Filomena Lima nasceu em Coimbra e pertence a uma família numerosa. Licenciou-se em Filosofia pela Universidade de Coimbra, onde também concluiu o Mestrado em Filosofia Contemporânea em 1991.

Ensina no ensino oficial. Foi aprovada em 2014/15 nos quatro seminários de Doutoramento em Filosofia da FCSH/Universidade Nova de Lisboa, na especialidade de Lógica e Filosofia da Linguagem.

Fonseca Alves

Fonseca Alves

 

«Homem culto e declamando como ninguém, Fonseca Alves foi o introdutor em Portugal de Omar Khayyam – sábio e poeta da Pérsia antiga – não só quanto à declamação e ao seu lançamento discográfico, mas ainda através de recitais, saraus culturais, da realização de palestras e entrevistas à comunicação social…» É com estas palavras que Júlio Evangelista apresenta Fonseca Alves no prefácio da obra discográfica Ex-líbris da Poesia Portuguesa.

Relegando a preponderância da arte declamatória para ganhar espaço na prosa, publicou Memórias de Guerra… 

Francisco Chinita

Francisco Chinita

 

Francisco Chinita nasceu em dezembro de 1961 em Évora e rumou para Almada onde cresceu e iniciou os estudos de desenho e pintura.

Mais tarde, já num país centro europeu, nos anos 80 e 90, aliciado pela obra de Salvador Dalí, envereda pelo Surrealismo, o que o obriga a aperfeiçoar o desenho e a técnica do óleo.

Eterno viciado no saber, na origem e nos segredos dos materiais artísticos, passa grande parte do seu tempo, não a pintar, mas a pesquisar e a adquirir o conhecimento artístico que agora, aqui, vem transmitir.

Francisco Costa

Francisco Costa

 

Francisco José Sequeira Costa nasceu em Baleizão uma aldeia do concelho de Beja a 15 de Dezembro de 1951, no seio duma família de trabalhadores pobres – o pai era pedreiro e a mãe camponesa.

Em 1962, foi com os pais, os irmãos e a avó materna para Queijas, uma aldeia (actual vila) que faz parte do concelho de Oeiras, onde começou a trabalhar numa pequena oficina em Linda-a-Velha, com dez anos de idade. 

Francisco José Noronha Santos

Francisco José Noronha Santos

 

À guisa de BIOGRAFIA

«Sou nascido e criado em Alhos Vedros, onde vivi até casar.

No vetusto povoado da borda-d’água iniciei a “aventura” da descoberta das letras que, progressivamente, me proporcionou desvendar as palavras, as frases, os textos… O mesmo sucedeu com os algarismos, que me facultaram conhecer os números, as operações matemáticas… Em suma, aos poucos fui descobrindo o Mundo! 

Francisco Parreira

Francisco Parreira

 

Francisco Parreira nasceu em Serpa, no ano de 1948. Em 1959 concluiu o ensino primário, tendo iniciado, no ano anterior, em 1958, estudos musicais na Banda Municipal de Serpa. No mesmo ano, iniciou-se como aprendiz de barbeiro. Cumpriu o serviço militar, entre os anos de 1969 e 1972, durante o conflito colonial.

Posteriormente trabalhou em Lisboa, de onde regressou em 1979. Concluiu, no ano lectivo de 1986/1987, o Curso Técnico de Contabilidade na Escola Secundária de Serpa. Tendo, no ano lectivo posterior, ou seja, 1987/1988, frequentado o Instituto Superior de Contabilidade e Administração em Lisboa e leccionado na Escola… 

Francisco Rafael de Araújo Rodrigues

Francisco Rafael de Araújo Rodrigues

 

Rafael Rodrigues é enfermeiro, especialista em análise de dados em pesquisa e mestre em ciências da enfermagem. O autor é investigador doutoral em internacional cooperação entre a Universidade do Porto, Portugal e a Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Gil Duarte

Gil Duarte

 

«Gil Duarte» é um misto de pseudónimo e de heterónimo de um romancista, contista, poeta, ensaísta e crítico cuja identidade secreta só raramente se revela; sabe-se, no entanto, que se trata de um homem de certa idade (como todos os homens), de origem moçambicana, que se dedica ao estudo e ao ensino da filosofia.

Uma das proezas mais espantosas do seu currículo como escritor consiste em nunca ter ganho qualquer prémio literário. Poderia pois, e legitimamente, perguntar-se o que vale um tal escritor: desta vez, terá de ser o leitor a decidir. E sozinho. Nada Mais e o Ciúme é o seu quinto romance: nenhum dos outros quatro se encontra publicado.

Gilberto Couto

Gilberto Couto

 

Gilberto Couto nasceu nos Açores, há 45 anos. É casado e tem 4 filhos.

É médico, consultor em Gastrenterologia, num hospital de Lisboa. Foi Assistente Convidado da Faculdade de Medicina de Lisboa e consultor Científico na Indústria Farmacêutica.

Licenciou-se recentemente em Filosofia. Enquanto revia o livro o autor foi convidado, tendo aceitado, a integrar o Movimento Cívico pela Despenalização da Morte Assistida”.

Helena Abecasis

 

Helena Abecasis nasceu em Lisboa. Veio viver para o Bairro do Restelo em 1954, tendo feito a sua primeira escolaridade no Externato do Restelo e em Angra do Heroísmo. Fez o liceu em Lisboa e em Luanda.

Estudou no IST tendo trabalhado na Hidroprojecto como projectista na área da Engenharia do Ambiente.

Trabalhou na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses e na Fundação Oriente (Convento da Arrábida). Integrou os quadros da SGC, S.A. com função de assessoria na área de Relações Públicas. 

Helena Ralha-Simões

Helena Ralha-Simões

 

Helena Ralha-Simões é Doutorada em Psicologia da Educação pela Universidade de Aveiro, pós-graduada em psicologia genética pela Universidade Católica de Lovaina e licenciada em psicologia clínica pelo ISPA. Tem, desde 2013, a sua biografia incluída no volume Outstanding Intellectuals of 21st Century, publicado pelo Biographical Center (Cambridge/ Inglaterra). 

Humbah Aguiar

Humbah Aguiar

 

Humbah Aguiar nasceu em São Tomé e viveu parte da sua infância em Angola (Luanda). Depois de ter concluído o 11º ano do pré-universitário no Liceu Nacional de São Tomé e Príncipe, onde também lecionou Geografia foi, para Portugal completar os seus estudos. Em Aveiro completou o 12º ano e em Lisboa frequenta o curso de Direito da Universidade Moderna de Lisboa. É como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian que se forma em Sociologia no ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa.

Escreve artigos de críticas sociopolíticas dirigidas à sociedade são-tomense. 

Irene Garcês Silva

Irene Garcês Silva

 

Irene Maria de Lourdes Garçês Silva nasceu em Moçambique há 50 anos, filha de pais Goeses escolheram viver em Portugal.

Ganhou como prémio um livro do escritor Virgílio Ferreira por ter escrito um poema original sobre a Liberdade na escola secundária. Licenciou-se em Psicologia Criminal e do Comportamento Desviante, tendo posteriormente tirado uma Especialização em Cooperação para o Desenvolvimento. Foi granjeada com o grau de Mestre em… 

Isabel Antunes

Isabel Antunes

 

Isabel Antunes é natural de Torres Vedras. Viveu e estudou em Lisboa, no Canadá, em Inglaterra e em Espanha. Passou por Germâ­nicas e licenciou-se em Psico­logia Clínica. É formada em Assessoria Fami­liar, Universidade de Navarra e tem Pós-Graduação em Psicologia da Consciência, Universidade Autónoma de Lisboa. Practi­tioner, Programação Neuro-Linguística, Mediação de Conflitos, Logoterapia, Marke­ting, Escrita Criativa.

Exerceu as profissões de Bancária, Relações Públicas, Secretária de Adminis­tração,… 

J. M. Pereira Bastos

J. M. Pereira Bastos

 

J. M. Pereira Bastos nasceu em 1941, em Gaia, mas com menos de um ano de idade, já vivia em Luanda, onde completou o liceu em 1960. Licenciou-se em Coimbra, com o serviço militar obrigatório cumprido que incluíu uma comissão de serviço na Guiné.

Foi assistente universitário na Universidade de Coimbra (1970-1973), após o que ingressou no Centro de Estudos de Telecomunicações de Aveiro (atualmente, PT-Inovação) onde dinamizou o núcleo inicial do que viria a ser a… 

Jesus Cadete Damata

Jesus Cadete Damata

 

Maria de Jesus Seara Marques Cadete Almeida da Mata, de 56 anos, moradora no distrito de Castelo Branco, foi professora das disciplinas de Língua Portuguesa e Francesa, entre 1979 e 2004, altura em que lhe é diagnosticada esclerose múltipla, doença que virá a determinar a sua reforma antecipada por invalidez, mas lhe permite a reutilização do tempo numa das coisas que mais aprecia: escrever, isto é, registar o que imagina, o que sente, o que vê e o que não vê, a sua crença…

João Afonso Aguiar

João Afonso Aguiar

 

João Afonso Aguiar, advogado, pós-graduado em ciências jurídico-políticas e em direito fiscal, publica o seu segundo livro de poesia, decorridos dois anos sobre a publicação da sua obra inaugural, Ab Initio (2013).

João Alves de Moura

João Alves de Moura

 

João Moura desempenha neste momento funções de Assistente de Gestão e Estudos na EDP Distribuição, SA.

Iniciou o seu vasto percurso profissional como Encarregado Geral, na Montelmo, Montagens Elétricas, Lda., transitando depois para a EDP, onde tem desempenhado várias funções, desde Analista de Projetos, Chefe de Unidade Comercial, Técnico Principal de Gestão, Gestor do Processo Novas Ligações de Clientes BT, Navegador de Equipa Lean no Contact Center e mais recentemente, Gestor Operacional do Programa Lean da EDP Distribuição entre 2012-2014. 

João António Tavares

João António Tavares

 

João António Tavares nasceu em Lajes das Flores, em 1961, tendo vindo para o continente com cinco anos de idade e vivido, desde então, quase ininterruptamente no concelho de Oeiras.

É licenciado em Ciências Militares pela Escola Naval, licenciado em Organização e Gestão de Empresas pelo ISEG e mestre em Ciências Empresariais pelo ISCTE. Foi oficial da Marinha Portuguesa, consultor em Gestão e Tecnologias da Informação e, durante dez anos, administrador em Portugal de uma empresa multinacional de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing. 

João Ferreira do Amaral

João Ferreira do Amaral

 

João Ferreira do Amaral é professor catedrático aposentado do ISEG (Universidade de Lisboa). Tem escrito diversos livros e artigos sobre História, salientando-se os trabalhos sobre o povoamento pré-romano de Portugal, em particular os livros Povos Antigos em Portugal (em co-autoria com Augusto Ferreira do Amaral, Quetzal, 2.ª edição, 2000) e Os Filhos de Caim e Portugal (Quetzal, 2004).

João M. A. Soares

João M. A. Soares

 

João M. A. Soares nasceu em Lisboa em 1948 e é licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, com a Especialidade de Indústrias Agrícolas.

Ainda antes de concluir a parte escolar do Curso, começou a trabalhar com produtos florestais, nomeadamente na área da cortiça e das suas manufacturas. Mais tarde, e sempre na Administração Pública, envolveu-se profundamente no tema da economia florestal e das fileiras florestais, bem como no estudo da sua… 

João M. Videira Amaral

João M. Videira Amaral

 

João M. Videira Amaral é Médico-pediatra e professor catedrático jubilado da Faculdade de Ciências Médicas / Nova Medical School, da Universidade Nova de Lisboa.

Fez toda a sua carreira hospitalar e académica nos antigos Hospitais Civis de Lisboa. Até Outubro de 2007 foi director da Clínica Universitária de Pediatria no Hospital de Dona Estefânia, Lisboa e regente das disciplinas de Pediatria e de Clínica Pediátrica da mesma Universidade. 

João Martins

João Martins

 

João Miguel Brandão Martins nasceu a 16 de julho de 1974, nas Caldas da Rainha. É Licenciado em Biologia e Geologia pela Universidade de Évora. Casado e pai de três filhos, é professor no Externato de Penafirme.

João Pedro Gaspar

João Pedro Gaspar

 

João Pedro Gaspar é Professor, doutorado em Psicologia da Educação, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Univ. de Coimbra, e Mestre em Geociências pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Univ. de Coimbra.

É investigador do Instituto de Psicologia Cognitiva (IPCDHS-UC/FCT), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS XX - GRUPOEDE) e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (LIPIS-PUC Rio). 

João Pedro Lopes

João Pedro Lopes

 

João Pedro Lopes nasceu em Grenoble (França), onde frequentou o ensino primário. Cresceu feliz e foi aí que aprendeu a jogar com as palavras. Veio depois fixar-se em Esposende e cedo se lançou na aventura e descoberta de novas moradas.

Fixou-se em Braga e aí se licenciou em Relações Internacionais, na vertente política. Pós-graduou-se, já mais tarde, em igual área, no Porto e iniciará de forma mais vincada a sua intervenção a partir de Lisboa,… 

João Sena

João Sena

 

João Manuel Nunes e Sena, que usou o pseudónimo de Bernardino Louro, nasceu em Meimoa (Beira-Baixa), tendo crescido, estudado e vivido, durante toda a sua infância, juventude e mocidade, no Fundão. É hoje um Fundanense por opção e pelo coração. É oficial de Cavalaria, tendo comandado Tropas em combate, durante dez anos da Guerra de África, em Angola e Moçambique. Depois de muitas vicissitudes de natureza política, social e profissional, está há anos reformado e a viver em Lisboa, onde vai escrevendo histórias. 

Joaquim Alberto Marques Duarte

Joaquim Alberto Marques Duarte

 

A Joaquim Duarte, apesar de ter já alguns artigos publicados em revistas científicas, foram, no entanto, os seus trabalhos de investigação, primeiramente quando da realização  do trabalho de mestrado na área de Sistemas de Informação em 2007 e, mais recentemente, no doutoramento na especialidade de tecnologias educativas em 2012, que lhe trouxeram a necessidade de aprofundamento de uma área fundamental para qualquer investigação como é o caso das metodologias.

Joaquim Silva Pereira

Joaquim Silva Pereira

 

Joaquim Silva Pereira, natural de Ourém, é formado em Ciências Sociais e diplomado pelo Instituto Internacional de Planeamento e Administração da Educação da UNESCO.

Desenvolveu a sua carreira profissional na Administração Pública, tendo exercido funções técnicas e dirigentes no Ministério da Educação, na área do ensino superior e da educação de adultos. Nos anos 80 contribuiu… 

Jorge Coimbra

 

Jorge Coimbra, nascido em Moçambique em 1945, fez o curso de arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Foi professor dos ensinos secundário e superior.

É coautor de vários artigos e estudos relacionados com a área da sua formação (teoria da arquitetura) e ainda autor, em parceria, do livro Sine Qua Non – A Ideologia do Habitar (A Regra do Jogo, 1986). Publicou a obra de ficção É Assim Não É (Chiado Editora, 2014).

Tendo-se também dedicado à pintura e à fotografia, tem realizado regularmente exposições coletivas e individuais, quer em Portugal quer no estrangeiro.

Jorge Damas

Jorge Damas

 

Jorge Manuel Augusto Damas Antunes nasceu a 6 de dezembro de 1967 em Campelos, Torres Vedras. Licenciado pela Escola de Belas Artes de Lisboa, é dirigente do Agrupamento de Escuteiros de Campelos. Casado e pai de dois filhos, é Professor no Externato de Penafirme.

Jorge Gonzalez

Jorge Gonzalez

 

Jorge Alexandre Gonzalez Faria nasceu em Abril de 68. É Licenciado em Português/Francês.

Neto de um alfaiate e de um amolador galego, talvez a isso se deva o recorte estilístico e o gume aguçado das palavras. Este é o seu terceiro romance.

Jorge Mora

Jorge Mora

 

Jorge Mora nasceu em Lisboa e exerceu uma longa actividade na direcção de marketing. Especializou-se na área de estudos de mercado e estratégia empresarial.

Desenvolveu a sua acção com base no princípio: o que acontece é uma consequência lógica do que já aconteceu, não há sucesso sem se ter estudado profundamente a sucessão dos acontecimentos e antever o que vai acontecer no futuro. 

José Alberto Silva dos Santos

José Alberto Silva dos Santos

 

José Alberto Silva dos Santos, de 50 anos, tem formação em Áreas Científico-Tecnológicas. Antigo militar da Marinha de Guerra Portuguesa, foi também Técnico Administrativo e de Produção ligado, nos últimos 28 anos, ao Ramo da Construção Civil e Obras Públicas.

Casado e pai de uma filha é um "salta-pocinhas" qual viajante inveterado. Viajou e viaja pelos quatro cantos de Mundo sempre acompanhado pela família porque de outra maneira não podia ser, nem a viajem valia a pena, como o próprio faz questão de dizer e fazer. 

José Alexandrino Aurélio

José Alexandrino Aurélio

 

José Alexandrino Aurélio nasceu a 5 de fevereiro de 1934. Com 1 ano, rumou às Lezírias, Samora Correia, Ribatejo e com 15 anos, foi para Lisboa. Fez a quarta classe na Promotora no Largo do Calvário, em Lisboa, com 20 valores. Na velhinha Ferreira Borges, da rua da Creche, hoje José Dias Coelho, completou o Curso Geral do Comércio.

Depois de vir do serviço militar, fez as complementares ao Instituto Comercial, com a finalidade de tirar o Curso de Económicas. Ingressou no serviço militar e, terminada a recruta, partiu para o então… 

José Carlos Silva

José Carlos Silva

 

José Carlos Silva é licenciado em Línguas e Relações Empresariais pela Universidade de Aveiro e conta já com alguns anos de experiência no ensino de línguas estrangeiras (português como língua estrangeira e mandarim).

Em 2008, começou a leccionar a língua chinesa a jovens e adultos portugueses em várias escolas de línguas. Em 2011, participou na formação de professores de língua chinesa como língua estrangeira na Universidade de Língua e Culturas de Beijing. Nesse mesmo ano e até 2015 trabalhou na Universidade de Línguas Estrangeiras Huaqiao de Jilin (China) como leitor de português.

José Eduardo Taveira

José Eduardo Taveira

 

Após os estudos, José Eduardo Taveira ingressou no serviço militar, tendo sido mobilizado para Angola, onde permaneceu cerca de dois e meio. Entre a chegada e a partida experimentou sentimentos opostos, desde a raiva até à saudade antecipada e tristeza do regresso. Em Portugal, gozou umas férias para adaptação ao País que comparado com Angola lhe sugeria uma aldeia, não só pelo espaço, mas principalmente pela modernidade nas relações humanas. 

José Gil

José Gil

 

José Gil (1953, Lisboa, Portugal), encenador, performer, professor poeta…, estudou no Conservatório Nacional – (Reforma Veiga Simão-Madalena Perdigão (Mário Barrada, Peter Brook…) Escola Superior de Teatro e Cinema. E no Instituto Politécnico de Lisboa – Escola Superior de Teatro e Cinema (Jorge Listopad - João Mota) [eq. A Licenciatura]. Realizou Doutoramento Teatro – na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro-Vila Real [orientação do Professor Doutor Carlos Cardoso] (2005). 

José Guerra

José Guerra

 

José Manuel Boinho Guerra (Honoré DuCasse), nasceu em Lisboa em 1969, é licenciado em Psicologia pela Univ. Lusófona. Possui um Micro MBA em Gestão Empresarial e especialização em Consultoria PME.

Na década de 90 foi oficial do exército português onde esteve ligado à formação/instrução e comando de sub-unidades militares. De 2000 a 2010 foi Consultor e Formador em Desenvolvimento Organizacional. 

José Lopes Velho

José Lopes Velho

 

José Lopes Velho é formado em Geologia pela Universidade de Coimbra. Possui o Grau de Mestre em Geologia Económica e Aplicada pela Universidade de Lisboa e o Grau de Doutor em Geociências, especialidade de Mineralogia pela Universidade de Aveiro. Presentemente é Professor Associado com Agregação no Departamento de Geociências da Universidade de Aveiro. É membro da unidade de investigação GEOBIOTEC. 

José Lucena Gaia

José Lucena Gaia

 

José Lucena Gaia: nasceu em 1954, é Engenheiro Civil (IST) e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros.

Casado, Pai de duas Filhas e um Filho, gozou a sua juventude em África (Angola e Moçambique), onde ganhou o vício pela imensidão dos espaços, descoberta e aventura, e necessariamente pela ausência de “fronteiras”. Ainda na sua juventude, regressou definitivamente a Portugal, para reencontrar essa imensa liberdade no desenho e na fotografia. 

José Luís Borges de Almeida

José Luís Borges de Almeida

 

josé luís borges de almeida
à semelhança de muitos lisboetas convictos, nasceu a alguns milhares de quilómetros da cidade que
agora considera sua.
gosta de desenhar palavras em letra minúscula, a que lhe é natural.
costuma dizer que escreve… 

José Manuel Gonçalves Silva (Monnet)

José Manuel Gonçalves Silva (Monnet)


José Manuel Gonçalves Silva nasceu na freguesia do Paul do Mar, concelho da Calheta, ilha da Madeira, em 8 de Agosto de 1947. Filho de Manuel Gonçalves Silva, de profissão pescador, e de Caridade Agrela da Horta, de profissão costureira, estudou no Colégio Infante D. Henrique na freguesia do Monte, até ao 5.º ano do Liceu.

Em 1971, depois de cumprir o serviço militar, emigrou para os Estados Unidos da América, onde fez os cursos de navegação com títulos de: 

José Mora Ramos

José Mora Ramos

 

José Mora Ramos nasceu em Lisboa e cresceu em Lourenço Marques (hoje Maputo), tendo dividido a sua vida entre as duas cidades. Reside presentemente na Ilha das Flores (Açores), com permanências frequentes em Lisboa, Évora e Maputo.

É investigador científico na área da engenharia de barragens, sendo autor ou co-autor de mais de duzentos trabalhos técnico-científicos. Paralelamente, é profissional de teatro, cinema e televisão, tendo colaborado… 

José Mota Maia

José Mota Maia

 

José Mota Maia nasceu na Vila Velha de Atalaia a 5 de Abril de 1932. Licenciou-se em Engenharia de Minas no Instituto Superior Técnico, em 1962.

Foi Presidente do Conselho de Administração do INPI e do Instituto de Harmonização no Mercado Interno (IHMI) – Marcas Comunitárias - em Alicante, Espanha. 

José Pinto Nogueira

José Pinto Nogueira

 

José Pinto Nogueira, lisboeta nascido em 1946, foi designer gráfico e jornalista. Licenciou-se no Ravensbourne College of Art and Design, em Londres, em 1970. Cinco anos depois, foi um dos sócios fundadores das Publicações Projornal, SA. e, até 1992, foi nesta entidade co-responsável gráfico de todas as iniciativas editoriais.

Posteriormente, trabalhou na revista Visão, desde a sua criação, em 1993, primeiro como editor de infografia e depois como director de arte, de 2004 até Dezembro 2006. 

José Ribeiro

 

José Ribeiro é licenciado em Planeamento e Desenvolvimento do Turismo, pela Universidade Lusófona e mestre em Gestão estratégica de empresas Turísticas, pela mesma instituição.

José Ribeiro, para além de uma experiencia profissional de mais de vinte anos na área da restauração, desempenha, desde 2001, a função de docente em Gestão da Restauração, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, tendo sido também coordenador do curso de nível III – Técnico de Turismo Ambiente e Rural e consultor na área da Restauração.

José Rodrigues Duarte

José Rodrigues Duarte

 

José Rodrigues Duarte é casado, tem 4 filhos e reside na Suíça.

No início da década de 60, fez a sua entrada na indústria hoteleira e de restauração em Portugal, o seu país de origem. Começou a trabalhar em vários estabelecimentos (restaurantes e hotéis) na sua aldeia natal e em várias cidades no norte de Portugal. Os seus patrões e clientes ficaram contentes com o seu trabalho, o que lhe confirmou a sua escolha pela profissão. Em seguida, adquiriu diplomas na área da cozinha e serviço, entrando… 

José Solá

José Solá

 

José Solá nasceu na cidade de Lisboa, no dia 25 de Julho, no ano de 1940, já em plena Segunda Guerra Mundial.

Pelo lado paterno, filho ilegítimo de uma velha e tradicional família de comerciantes lisboetas; o pai, à época industrial muito bem sucedido nos seus múltiplos negócios, que abrangiam áreas e interesses diversos, agente artístico, industrial de Construção Civil, de lanifícios e confecções, entre outros, notabilizou-se como inventor de artigos comerciais. 

Júlio Amorim de Carvalho

Júlio Amorim de Carvalho

 

Júlio Amorim de Carvalho nasceu em 1944. Genealogista, proprietário florestal, jurista (Faculté de Droit et des Sciences économiques, Université de Paris) e diplomata (Secrétaire des Affaires étrangères) aposentado, é fundador e administrador da Casa Amorim de Carvalho e estudioso da obra amoriniana.

Organizou as Obras reunidas de Amorim de Carvalho de que promoveu diversas edições e publicou, em diversos países, estudos em torno da obra amoriniana e sobre assuntos de carácter biográfico-genealógico.

Júlio Garcia

Júlio Garcia

 

Júlio Garcia nasceu na Amadora, em 1932. É casado e tem três filhas e quatro netos. Completou a licenciatura de Gestão com 71 anos.

Desempenhou diversos cargos nos escritórios de três grandes empresas: Sociedade Central de Cervejas, durante 13 anos; Grupo Unilever (Fima/Lever/Olá-Iglo), durante 2 anos e Jerónimo Martins, durante cerca de 29 anos.

Aos 12 anos, descobriu grande apetência pela leitura. Aos 18 anos, começou a escrever, tendo ganho vários… 

Lionor Dupic

Lionor Dupic

 

Lionor Dupic, é professora de cerâmica na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Ilustrou o livro Ditos e Reditos, Provérbios do Mundo, de Elisa Lopes da Costa (2005).

Lodião Bíbulo

 

O autor nasceu em Lisboa em 1948 e é licenciado em Agronomia pelo Instituto Superior de Agronomia, com a Especialidade de Indústrias Agrícolas. Sob o pseudónimo de Lodião Bíbulo, estreia-se na ficção com esta obra que reúne alguns textos poéticos, peças de teatro e textos de prosa.

Luís Filipe D. Carvalho

Luís Filipe D. Carvalho

 

Luís Carvalho nasceu em Sesimbra a 27 de Janeiro de 1975. Concluiu os estudos técnico-profissionais de Electrónica na Escola Secundária do Fogueteiro, e posteriormente na Rumos, SA. Ingressou na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal onde frequentou durante aproximadamente 3 anos o Curso Superior de Engenharia Electrónica e Computadores, sem o concluir.

Coincidindo com a redescoberta da poesia e da paixão pela música, que nutria em criança, escreve em 1995… 

Luís Filipe Resende

 

Luís Filipe Resende nasceu em 1965, na Beira Alta, numa família numerosa. Licenciou-se em Matemática Aplicada pela Universidade Aberta, tendo estudado primeiro Engenharia Electrotécnica no Instituto Superior Técnico.

Desde novo, interessou-se por literatura e filosofia, tendo contudo opiniões e gostos muito próprios e invulgares sobre essas matérias.

Quando era jovem era apreciador e praticante de vários desportos e sempre gostou muito de música. Foi também um excelente jogador de xadrez no breve período da sua juventude em que jogou esse jogo.

Luís Mariz

Luís Mariz

 

Luís Mariz é licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do  Porto, especialista em Reabilitação do Património Edificado pela Faculdade de Engenharia Civil da Universidade do Porto e doutor em Pintura, especialidade Conservação e Restauro, pela Universidade do País Basco.

Atualmente é bolseiro de investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, em estágio de pós-doutoramento na temática da azulejaria, na Unidade de Investigação Geobiotec da Universidade de Aveiro. Possui diversas… 

Luís Souta

Luís Souta

 

Luís Souta, professor coordenador da Escola Superior de Educação de Setúbal. Na sua actividade profissional e editorial tem procurado cruzar a antropologia, a educação e a literatura. Tem raízes familiares em Belmonte mas há muito que ancorou em Cascais. 

Luís Vendeirinho

Luís Vendeirinho

 

A publicação em 1981 dos poemas adolescentes de Luís Vendeirinho foi o prenúncio de uma obra que se veio a consolidar muito mais tarde. Ainda vinculado à Administração Pública, em que começara trabalhar com catorze anos e a cuja carreira resignou em 2003, dedicou-se entretanto à formação académica no âmbito das Letras e do Jornalismo. 

Luísa Amorim

 

Maria Luísa Lobo Lopes Amorim-Braun nasceu em 1933 no Porto. Entre 1950-1957, frequentou o Curso de Filologia Germânica, rematado pela Licenciatura e defesa de tese na Universidade de Coimbra. Foi elemento do TEUC (Teatro Académico de Coimbra). Subsequentemente, foi contratada como Assistente da Faculdade de Letras da mesma Universidade.

Leitora de Português e Espanhol na Universidade de Giessen (Alemanha), entre 1965-1973, a partir de 1973 passou a residir em Bielefeld (Alemanha), tendo assumido contratos intervalados de professora de Língua e Cultura Portuguesas na Universidade e na “Volkshochschule” da mesma cidade. Desenvolveu actividade ocasional de tradutora e intérprete.

Luiz Chinguar

Luiz Chinguar

 

O autor, José Luiz Teixeira, nasceu no Planalto Central de Angola, no Chinguar (distrito do Bié), daí a origem do seu pseudónimo. É filho de pais portugueses (de Amarante e de Cabeceiras de Basto), emigrados para Angola.

Viveu sempre em Angola, até ao seu forçado exílio, em Setembro de 1975. Foi topógrafo durante dez anos, tendo trabalhado em triangulação topográfica, projecto de estradas, hidráulica agrícola, pequenos… 

Luiz Cruz

Luiz Cruz

 

Luiz Augusto da Cruz, a viver em Torres Novas, nasceu em Fevereiro de 1953, português e brasileiro, licenciou-se -se em Odontologia e Medicina pela Universidade do Amazonas. No Brasil, viveu em vários estados e participou nas grandes obras de construção dos anos 70, onde contactou com pessoas dos vários recantos do Brasil e de outros países. Durante a vida universitária trabalhou como autor de textos para propaganda em multimedia. 

Manuel João Matos

Manuel João Matos

 

Manuel João Matos é, desde 1984, professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, tendo feito o Doutoramento em 2004. As suas áreas de especialização são Ética e Política na filosofia moderna e contemporânea. Estuda, actualmente, as fontes da moral autonómica e os conceitos de justiça e democracia, nomeadamente, em autores como Rousseau, Kant, Rawls e Habermas, etc. Leccionou, entre outras, as cadeiras de Filosofia Política, Filosofia Moderna, Ética Aplicada, História da filosofia Política e Temas de Filosofia Moderna. Publicou anteriormente Rousseau e a Lógica da Democracia (Lisboa, Colibri, 2008).

Manuel Lopes da Silva

Manuel Lopes da Silva

 

Manuel Lopes da Silva, (Nome de Guerra “O Merceeiro”) foi o soldado atirador nº 2144/65 da Companhia de Cavalaria 1535, componente do Batalhão de Cavalaria 1883, que, em terras de Angola, combateu durante dois anos, de 1966 a 1968, onde, para além de atirador, tinha a função de municiador da Bazuca.

Manuel Luís Rodrigues Sousa

Manuel Luís Rodrigues Sousa

 

«A 12 de Março de 1951, caindo um forte nevão, uma cegonha poisou nas fragas do cume de um monte onde se situa a pequena e altaneira aldeia de Folgares, freguesia de Freixiel, no concelho de Vila Flor, Distrito de Bragança, onde, já cansada, depositou uma pequena trouxa branca que, no bico, transportava.

Com esta metáfora da lendária ave que traz os bebés, quis dizer que vim à luz do dia numa pequena comunidade de gente humilde, apinhada num pequeno concentrado habitacional no alto daquela terra fria, sobranceiro à sede da freguesia, Freixiel, a rivalizar em altitude com o santuário de Nossa Senhora da… 

Manuel Pereira

Manuel Pereira

 

Manuel Sousa Pereira nasceu no dia 26 de Dezembro de 1968, em Dornelas, concelho de Amares, distrito de Braga.

Professor na Escola Superior de Ciências Empresariais do IPVC, Instituto Superior Miguel Torga e Instituto Superior de Administração e Gestão, é Doutorado em ciências da comunicação, mestre em comunicação e jornalismo pela Universidade de Santiago de Compostela, mestre em marketing e comunicação estratégica e licenciado em relações públicas pela Universidade Fernando Pessoa. 

Marcos Paulo de Oliveira Lima

Marcos Paulo de Oliveira Lima

 

Marcos Paulo é enfermeiro e administrador, especialista em gestão em saúde e Mestre em cuidados clínicos. Professor substituto da Universidade Federal do Ceará, Brasil.

Marcos Tadeu

 

O Dr. Marcos Tadeu é Psicólogo Clínico e Acupuntor.

Margarida Cunha Rosa

Margarida Cunha Rosa

 

Margarida Cunha Rosa nasceu em Lisboa, tendo sido aluna do Colégio das Escravas do Sagrado Coração de Jesus. Fez o Curso de Enfermagem na Escola Técnica de Enfermeiras (Lisboa) e o Mestrado em Ciências de Enfermagem na Universidade de Montreal, cidade onde viveu de 1976 a 1980. Aí também trabalhou na prestação de cuidados e em investigação. 

MARGov

MARGov

 

GOVERNÂNCIA E CIDADANIA: Lia Vasconcelos, Flávia Silva, Márilisa Coelho, Rita Sá, Úrsula Caser, Graça Gonçalves, José Carlos Ferreira, Maria João Ramos Pereira

PPGIS: Marco Painho, Fernando Dias, Óscar Vidal Calbet, Paula Curvelo, Tiago Humberto Oliveira 

Maria Ângela Pires

Maria Ângela Pires

 

Maria Ângela dos Santos Pires nasceu em Lisboa, em Janeiro de 1944. Viveu em Angola, Luanda, a partir de Março de 1966, tendo regressado em 11 de Outubro de 1974.  Estudou no Liceu D. Filipa de Lencastre e na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Reside em Lisboa. 

Maria do Pilar Figueiredo

Maria do Pilar Figueiredo

 

Maria do Pilar Figueiredo nasceu em Cambeses, Barcelos e vive no Porto. É licenciada em Filologia Românica. Foi-lhe atribuído o Prémio Nacional Revelação em 1971, com o livro de contos “O Vento e as Raízes”, onde é abordada a temática da emigração na época. Sendo o primeiro de vários outros que posteriormente foram publicados.

Maria Manuel Monsanto

Maria Manuel Monsanto

 

Maria Manuel Xisto de Sousa Monsanto nasceu na Figueira da Foz em 1956 e reside em Cascais, há cerca de 35 anos. Foi para Angola em 1964 onde frequentou o Liceu Nacional Salvador Correia, em Luanda e publicou algumas das suas poesias no jornal O ESTUDANTE, órgão dos alunos deste Liceu, fundado em 9 de setembro de 1933. Fez parte da última equipa de O ESTUDANTE -1973-1974 e regressou a Portugal em 1984. Frequentou em Lisboa, os cursos do Instituto de Serviço Social e Sociologia que não terminou. Dedica-se atualmente à culinária e à cerâmica.

Maria Manuela Bahia dos Santos

Maria Manuela Bahia dos Santos

 

Maria Manuela Bahia dos Santos, lisboeta, nascida a 16 de Junho de 1949, frequentou o Liceu Ferreira Borges e completou o Curso Comercial. Trabalhou na Quinta do Vinagre em Colares, na Direcção de Pessoal, casou com Alexandre Bahia dos Santos e emigrou para São Tomé e Príncipe após o nascimento do primeiro Filho. Voltou a Cascais onde nasce a filha Patrícia, passando depois cerca de um ano e pouco em São Miguel nos Açores, de onde regressou em 1979. 

Maria Olinda Rodrigues Santana

 

Maria Olinda Rodrigues Santana é Professora Associada com Agregação no Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Fez o Doutoramento Europeu, em regime de co-tutela, na UTAD e na Université de Toulouse-Le-Mirail II, em Linguística Portuguesa, em 1998. Fez a Agregação em Cultura Portuguesa em 2009. 

Maria Prazeres Simões Moço Casanova

Maria Prazeres Simões Moço Casanova

 

Maria Prazeres Moço Casanova é doutorada em Ciências da Educação pela Universidade de Évora, tendo defendido a tese “A Escola como Observatório de Diagnóstico de Necessidades de Formação Contínua: Um Estudo de Caso”. Docente do Ensino Básico e Secundário e membro do Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Desempenhou funções como orientadora de estágio, durante dez anos, em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa. 

Maria Teresa Loureiro

Maria Teresa Loureiro

 

Maria Teresa Loureiro pensa, lê, escreve e fantasia desde que se lembra de existir.

Copywriter, controller, chefe de gabinete, diretora, vice-presidente, blogger, RP, editora, comunicadora e escritora. Tudo o que fez e faz leva-a a querer fazer sempre mais.

O seu primeiro romance, Um Olhar Mil Abismos, recebeu o Prémio Máxima Revelação (2001), Memórias de… 

Marinel Oxiela

Marinel Oxiela

 

Marinel Oxiela nasceu em Vila Real de Santo António a 3 de fevereiro de 1942. Viveu nesta terra algarvia até aos 8 anos de idade, tendo aí frequentado a Escola Primária Oficial onde concluiu a 2ª classe do Ensino Primário.

A 15 agosto de 1950 foi viver para Lisboa, sua terra de adoção. Em Lisboa completou o Ensino Primário. Posteriormente, fez o Curso Liceal no Liceu de Dona Filipa de Lencastre.

Desde sempre, manifestou uma grande inclinação pela Matemática, tendo feito a licenciatura em Ciências Matemáticas na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Após um Estágio Pedagógico de 2 anos e de um Exame de Estado no Liceu Normal de Pedro Nunes, seguiu a carreira de professora de Matemática do Ensino Oficial. 

Mário Carqueijeiro

Mário Carqueijeiro

 

Mário Carqueijeiro nasceu em Setúbal, onde ainda exerce Medicina. Licenciou-se na faculdade de Medicina de Lisboa / Hospital de Santa Maria, trabalhando sucessivamente sob a orientação dos professores Galvão Teles e Armando Ducla Soares, que o convidou para assistente da faculdade, funções que exerceu durante 5 anos, até concorrer a uma vaga de Endocrinologia, aberta no Hospital de S. Bernardo, em Setúbal, onde viria a obter, após concurso de provas públicas, o grau de chefe de serviço hospitalar da mesma especialidade, aposentando-se em 2009, na qualidade de director da unidade de Endocrinologia. 

Mário Murteira

Mário Murteira

 

Mário Luís da Silva Murteira licenciou-se e doutorou-se em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa. Foi bolseiro da OCDE e fez estudos de pós-graduação em Paris, no ISEA, com François Perroux, e na SVIMEZ, em Roma, com Claudio Napoleone.

Em 1974, foi Ministro dos Assuntos Sociais e, em 1975, do Planeamento e da Coordenação Económica. A cargo de organizações do sistema da ONU (PNUD, UNCTAD, Banco Mundial), desempenhou inúmeras missões de… 

Marta David

Marta David

 

Marta David nasceu em Coimbra. Concluiu a Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas – variante de Português-Inglês, na Faculdade de Letras de Lisboa, e mais tarde o Curso de Formação Musical do Conservatório.

Tem-se dedicado ao Ensino, dando aulas de Educação Musical. Publicou contos e poemas em revistas e jornais, e os livros de poesia Rainha da Aura Digital e Ponte de Lágrimas.

Marta Donato

Marta Donato

 

Marta Donato nasceu no Porto em 1979. Apesar de ter iniciado o seu percurso académico na área das ciências, foi com as letras que mais tarde encontrou a sua realização profissional.

Já trabalhou como tradutora freelancer na área do audiovisual e atualmente encontra-se a lecionar Inglês a crianças, ao mesmo tempo que enriquece a sua formação com a aprendizagem de novas línguas. 

Miguel da Cruz Supico

Miguel da Cruz Supico

 

Miguel da Cruz Supico, de 61 anos, passou a maior parte da sua vida no Brasil onde trabalhou como economista-chefe de bancos o que lhe permitiu obter farta experiência em planos de estabilização financeira como os que países da Europa enfrentam atualmente, entre os quais, Portugal, para onde voltou recentemente.

Apesar de sua formação, nunca deixou de explorar os mistérios e a filosofia da história que são parte de sua atividade diária.

Miguel de Abreu Peixoto

Miguel de Abreu Peixoto

 

Miguel de Abreu Peixoto nasceu em Lisboa em 1962. Advogado, licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, iniciou os estudos superiores em Coimbra, em 1981, tendo-se entregue ao estudo e desenvolvimento das técnicas fotográficas de base no Centro de Estudos Fotográficos da Associação Académica. Sob a superior orientação do seu "Mestre" Guilherme Silva, ainda hoje fonte de contínua inspiração, converteu em paixão o gosto que desde muito cedo lhe havia sido incutido por seu Pai. 

Miguel Guerreiro

 

Miguel Guerreiro nasceu no Bairro do Restelo em 1954, tendo nele vivido trinta anos. Regressou ao Bairro em 2006 onde ainda reside.

Jogou rugby pelo Belenenses de 1968 a 1984. É oficial de Marinha na reforma. É casado e tem dois filhos.

Modesto Viegas

Modesto Viegas

 

Modesto Viegas nasceu em 1947, em Loulé. Cresceu em Almada e exerceu a sua actividade profissional, como informático, em Lisboa.

Foi depois de terminar a sua carreira profissional que passou a dedicar-se à fotografia, sua paixão antiga mas nunca concretizada. Inicialmente os seus trabalhos incidiram sobretudo no meio urbano, mas foi a Natureza que acabou por conquistar as suas preferências. Com um olhar atento e curioso tem privilegiado a água… 

Natália Roque

Natália Roque

 

Natália Roque nasceu a 25 de Dezembro de 1966. A sua formação académica é Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É licenciada, também, em Sociologia pelo ISCTE – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Lisboa. Tirou o Curso de Medicina Tradicional Chinesa na UMC - Universidade de Medicina Chinesa, Lisboa.

Atualmente é professora e especialista de Medicina Tradicional Chinesa (Acupuntura).

Nelson L. Esteves

Nelson L. Esteves

 

Nelson Lemos Esteves nasceu em Lisboa, na freguesia de S. Jorge de Arroios, em 17 de Dezembro de 1941, uma ou duas horas antes da meia-noite. O BI indica 18 de Dezembro porque, para não pagar uma multa por atraso de registo, o pai resolveu adiar o nascimento oficial de algumas horas.

Frequentou a Escola Primária da Rua Actor Vale, em Lisboa, de 1948 a 1952. As suas férias grandes, que na altura duravam cerca de três meses, eram gozadas no sítio do Pisão, perto da aldeia onde os seus pais tinham… 

Nelson Miguel Guerreiro Lourenço

Nelson Miguel Guerreiro Lourenço

 

Nelson Miguel Guerreiro Lourenço, nasceu a 07-Jul-79 em Lis­boa. Engenheiro do Ambiente (ULHT) e Mestre em Gestão Sustentável dos Espaços Rurais (Faculdade de Engenharia de Recursos Naturais da UALG), é, desde 2007, sócio gerente da Futuramb coordenando o Departamento Científico e de En­genharia Ambiental e o Centro de Pesquisa e Investigação em Vermicompostagem. É consultor, formador e investigador em vermicompostagem e gestão de resíduos orgânicos. 

Norberto do Vale Cardoso

Norberto do Vale Cardoso

 

Norberto do Vale Cardoso licenciou-se em 1999 em Ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho, após estágio profissional integrado realizado numa escola secundária. De 2001 a 2004 cursou e concluiu, mediante provas públicas, o Mestrado em Teoria da Literatura e Literatura Portuguesa pela Universidade do Minho, com a dissertação Autognose e (Des)Memória: Guerra Colonial e Identidade Nacional em Lobo Antunes, Assis Pacheco e Manuel Alegre. Em 2005 iniciou o Doutoramento em Ciências da Literatura – Ramo Literatura Portuguesa, também na Universidade do Minho, para o qual lhe foi concedida uma bolsa pela Fundação para a Ciência e a… 

Nuno Barreto

Nuno Barreto

 

Nuno Barreto, Bac. Lic. DO. PG. Me. Prof. é Mestre em Supervisão Pedagógica pela Universidade Aberta (UAb) de Lisboa.

Tem exercido funções no ensino da Osteopatia, sendo, desde 2011, Professor Coordenador no Instituto de Técnicas de Saúde (ITS). Foi também, coordenador da Pós-graduação em Terapia Manipulativa e Osteopatia realizada na Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa (ESTeSL). Colaborou na docência em cursos de especialização e pós-graduação na área da Osteopatia na Escola Universitária Vasco da Gama (EUVG) e… 

Nuno Nogueira

Nuno Nogueira

 

Com um percurso profissional de referência, Nuno Nogueira apresentou o seu primeiro romance em 2011. O seu primeiro livro O Primeiro-Ministro Derrotado aborda os pormenores que, no decurso de uma vida, se entrelaçam e se cruzam, mudando, muitas vezes, e, por completo, o rumo dos acontecimentos.

Em 2012, foi um dos profissionais convidados a colaborar no livro publicado por Maggie João, sob o título de Top Question, sobre as 'perguntas poderosas' de coaching de executivos e quadros superiores em Portugal. 

Orlando Nesperal

Orlando Nesperal

 

Orlando Nesperal nasceu em Lisboa, em 02 de Janeiro de 1947, dia em que lhe deram o nome de baptismo, Orlando Gaspar Lopes da Silva. Levado, ao colo da mãe, foi morar para o lugar de Cascabaço, na Freguesia de Cernache do Bonjardim, de onde era natural o seu pai.

Num meio profundamente rural, cresceu com e nesse meio. Frequentou a escola primária da Quintã, onde concluiu a 4.ª Classe. Ingressou no IVS, em Cernache do Bonjardim, onde obteve o 2.º ano do Liceu, não tendo sido possível a continuidade deste curso, por razões económicas. Regressou a Lisboa, o destino dos beirões em busca de… 

Osvaldo Énio

Osvaldo Énio

 

Osvaldo Énio Nóbrega Machado Godinho, nasceu no Lubango, Huíla, Angola, descendendo dos colonos madeirenses que fundaram o Lubango, e de algarvios (Olhão). Sua avó paterna nasceu já em Moçâmedes (Namibe) duma família que ali se fixou na segunda metade do século XIX e os avós maternos tinham dezoito anos quando chegaram (1885) às chamadas “Terras Altas da Huila”. 

Osvaldo Mendes

Osvaldo Mendes

 

"Nasci em 29/01/1985. Desde tenra infância que adoro video-jogos. Aos 8 anos jogava na consola do meu primo. Gostava muito de ver o templo dos jogos na TV. Sempre gostei de brincar com as outras crianças. Só aos 15 anos tive a minha primeira consola e era portátil. Sempre fui um bom aluno e no secundário era o melhor em informática. Lembro-me de um episódio quando andava no 11.º e estava junto à praça. Enquanto um colega meu chumbou o 10º ano por jogar Contra-Strike, eu estudava para fazer coisas do género e jogava também coisas do género ou no PC ou numa consola. As velhotas davam razão a mim e nenhuma ao meu colega… 

Paula Odete Fernandes

Paula Odete Fernandes

 

Paula Odete Fernandes é licenciada em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão, pela Universidade da Beira Interior, e doutorada em Economia Aplicada e Análise Regional pela Universidade de Valladolid (Espanha).

É Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança, onde tem lecionado unidades curriculares no Departamento de Economia e Gestão, no âmbito de licenciaturas e mestrados (nacionais e internacionais), desde dezembro de 1992. É Diretora do Mestrado em Gestão das Organizações,… 

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira

 

Paulo Jorge Silveira Ferreira licenciou-se em Economia na Universidade de Évora e prosseguiu a sua formação académica no Mestrado em Economia na mesma instituição. Terminou recentemente o Doutoramento em Gestão. É docente na Escola Superior Agrária de Elvas, tendo sido investigador durante vários anos na Universidade de Évora. Lecionou a disciplina de Introdução à Economia na Universidade Moderna (pólo de Beja) e a disciplina de Econometria Financeira, na Universidade Metodista de Luanda, Angola. 

Paulo Frederico Ferreira Gonçalves

 

Paulo Gonçalves nasceu e vive no Porto. É licenciado em Ciências Históricas e Mestre em História Ibero-Americana. É professor e investigador e, neste âmbito, escreveu vários artigos em revistas da especialidade sobre a presença portuguesa em África e Brasil. Colaborou igualmente em jornais e revistas de Educação, onde tem publicado numerosos artigos sobre práticas pedagógicas tendo publicado neste domínio o ensaio Problemas de liberdade educativa em contexto neoliberal.

Mas são a poesia e a ficção narrativa que mais o desafiam. Publicou os romances A Caixa Oriental e Outras Histórias, os contos Só Quase, Dois Homens à Beira do Lago, Morte no Cais, O desentupidor e o livro de poemas Entre mar e terra. 

Pedro de Abreu Peixoto

Pedro de Abreu Peixoto

 

Pedro de Abreu Peixoto nasceu em Lisboa em 1963, no tradicional bairro de Alfama, sendo desde muito cedo marcado pelos cantares do fado. A sua poesia ressente-se dos cantadores que enchiam o seu imaginário de histórias de amores impossíveis e alegrias improváveis. Começa desde os catorze anos a ler a poesia de Alexandre O’Neill, familiar que o marca profundamente pelo seu apego à frontalidade e à verdade, como é forte a marca de Sophia de Mello Breyner Andersen, pela doçura com que encara o pragmatismo da vida quotidiana. 

Pedro F. Alpendre

Pedro F. Alpendre

 

Pedro Frazão Alpendre é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são Dinâmica dos Nutrientes, Fertilidade do Solo e Fertilização das Culturas.

Em termos de actividade pedagógica lecciona nas unidades curriculares de Tecnologia do Solo e das Culturas e de Fertilização e Fertilidade do Solo, da Licenciatura em Agronomia da Universidade de Évora, e nos mestrados de Viticultura e Enologia, de Olivicultura e Azeite e na Pós-graduação de Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e… 

Preta E. Santo

Preta E. Santo

 

Preta E. Santo nasceu em Luanda, Angola. Escreve romances eróticos, nos quais demonstra um pouco da vida no seu país, o intercâmbio de culturas e o dia-a-dia de algumas famílias da classe média. Autora dos romances Sem Alma e Enrico. É igualmente artesã.

Rafael Branco

Rafael Branco

 

Joaquim Rafael Branco nasceu em São Tomé, a 7 de Setembro de 1953. Tem uma licenciatura em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão de Empresas.

Embaixador de Carreira, representou o país na Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos da América, Canadá e Brasil. Foi Secretário Executivo Adjunto da CPLP. Desempenhou vários cargos governamentais nos sectores da Educação, Finanças, Economia, Negócios Estrangeiros, Obras Públicas e Petróleo e foi Primeiro-ministro e Chefe de Governo. 

Ramiro Veríssimo

Ramiro Veríssimo

 

Nascido em 1951, o Professor Ramiro Veríssimo licenciou-se em Medicina, especializando-se depois em Psiquiatria e vindo a obter o seu doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é atualmente Professor agregado.

Com competência reconhecida pelo International College of Psychosomatic Medicine, tem como área de eleição… 

Raul Ressano Garcia

 

Raul Ressano Garcia é Licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada, Pós-Graduado em Tecnologias e Ciências da Informação e Mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI/UNL.

Trabalhou na área financeira em empresas ligadas ao catering e à assistência em viagem. Lecciona, desde há cerca de 10 anos, na ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde é actualmente Professor Adjunto, na área financeira. Foi, no seio da mesma Escola, Presidente do CESTUR - Centro de Estudos do Turismo.

Rogério Barros Costa

Rogério Barros Costa

 

Rogério Barros Costa nasceu em Lisboa, onde estudou e se licenciou em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (ISEG). Ao longo da sua actividade profissional, colheu uma vasta experiência em diversos domínios de actividade, da banca à indústria, passando pelos serviços, tendo sempre exercido funções de relevo ao mais alto nível de direcção de empresas, dentro e fora de Portugal. 

Rolando Pires Teixeira

Rolando Pires Teixeira

 

Rolando Pires Teixeira é natural de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços, em Trás-os-Montes, e concluiu os estudos secundários no liceu de Chaves, após o que entrou na Faculdade de Direito de Lisboa, fixando desde então residência nesta cidade desde, até à actualidade. Em 1970/71 integrou a Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa e após a conclusão do curso de Direito passou a dedicar-se em exclusivo ao… 

Rómulo Duque

Rómulo Duque

 

Rómulo Duque nasceu em Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, em 1961, e ali passou a sua infância e juventude. Sempre esteve ligado à preservação das tradições e dos costumes locais que considera serem a fonte do saber e da aprendizagem dos povos, que assim contribuem para o crescimento da nossa Cultura colectiva. Quanto mais sabemos, mais e melhor podemos observar e respeitar as tradições que nos levam pelos caminhos do Bem, da Verdade e da Beleza.

Rosa Lobato de Faria

Rosa Lobato de Faria

 

Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa, em Abril de 1932 e morreu, também em Lisboa, em 2 de Fevereiro de 2010.

Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008). 

Rosa Montez

Rosa Montez

 

Rosa Montez é educadora de infância, mestre em Arte e Educação, formadora e organizadora/dinamizadora de projetos artístico-educativos para a infância, para profissionais de educação e instituições culturais.

Rosalina Reis

 

Maria Rosalina C. M. Reis, tem como habilitação Académica o Curso Complementar dos Liceus, vários cursos intensivos de formação profissional na área de Contabilidade e Finanças e um curso de especialização em Gestão Autárquica Avançada, ministrado pela Universidade Independente, designadamente o “Curso de Pós Graduação em Gestão Autárquica Avançada”. 

Rui Coelho e Campos

Rui Coelho e Campos

 

Rui Coelho e Campos foi alferes miliciano de infantaria numa Companhia de Intervenção em Moçambique, durante a Guerra Colonial.

É advogado e integrou a Direcção e Administração em Seguradoras da Economia Social em relação com instituições congéneres em diversos países europeus.

Rui M. A. Machado

Rui M. A. Machado

 

Rui Manuel de Almeida Machado é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são principalmente na área da dinâmica e modelação do enraizamento e gestão sustentável da aplicação da água e dos nutrientes às culturas hortícolas. Tem efetuado estágios em diferentes instituições de investigação, quer na Europa, quer nos Estados Unidos. 

Rui Pereira

Rui Pereira

 

Rui Pereira é tarólogo profissional há vários anos, e apesar da sua formação académica na área de Gestão de Hotelaria e Turismo, foi o gosto pelas ciências esotéricas que o levaram, desde cedo, a uma busca de conhecimento nesta área. Em criança despertou para a espiritualidade e, dedicou-se de forma autodidacta ao estudo da doutrina, mas sentiu que precisava de fazer crescer o seu índice de “mediunidade” e viajou até ao Brasil onde frequentou cursos e apurou as suas capacidades de medium. 

Salvador S. Quintas

Salvador S. Quintas

 

Salvador Salgueiro Quintas, nasceu em Belém (Lisboa) em 1949. A sua carreira profissional foi desenvolvida na Banca até 1 de Fevereiro de 2006, data da aposentação, na área de Organização e Informática.

Sandra Araújo

Sandra Araújo

 

Sandra Maria Lopes Araújo, nasceu em Espinho em 1974. Licenciou-se em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação do Porto, em 2001. Pós-Graduada em Consulta Psicológica com Jovens e Adultos desde 2005. Exerce actualmente psicologia clínica.

Página oficial do autor

Sandra Novo

Sandra Novo

 

Sandra Novo, nasceu em 17 de Agosto de 1977, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel - Açores.

Desde muito cedo, sempre teve gosto pela escrita, na espectativa de, um dia, vir a realizar o sonho de escrever algo da sua autoria! Este dia chegou, baseado numa experiência única da vida da própria autora, dando lugar ao lançamento da sua primeira obra, intitulada A Dor da Depressão.

Sandro Cavaleiro

 

Sandro Cavaleiro, autor de Um Outro Hino, um ensaio que tenta expor, através de uma reflexão crítica, um outro país visto a partir da sua experiência empírica, mitigada pelos estudos e leituras feitas ao longo dos últimos anos. Com este seu novo livro, Gente de Bem, escrito no Verão de 2009, estreia-se na ficção e pretende ser um reafirmar da sua aspiração pela escrita e pela inquietante necessidade de criar.

Sara Quintela

Sara Quintela

 

Sara Quintela nasceu em 1994, em Santarém. Começou a escrever pequenas descrições e histórias durante o ensino primário e desde muito cedo revelou interesse pelo mundo das artes e da literatura. É licenciada em Publicidade e Marketing.

Página oficial do autor

Sérgio Raposo

Sérgio Raposo

 

Após a formação em Engenharia Civil, Sérgio Raposo dedicou a fase inicial da sua carreira à direção de obra de trabalhos de construção civil e empreitadas públicas; no entanto, a previsível deterioração desta indústria em função do desinvestimento resultante da crise económica de 2008/09 tornou evidente a necessidade de reformular o seu rumo profissional e de enveredar por uma área de atuação distinta. 

Sofia Ambrósio

Sofia Ambrósio

 

Sofia Ambrósio é professora do ensino básico, mestre em Artes Visuais artista plástica, ilustradora, formadora e dinamizadora de vários workshops na área de pintura e palestras na área de ilustração.

Sofia Moreira

Sofia Moreira

 

Sofia Moreira contraria a corrente, quando a agitação teima em molhar os pés.

Psicóloga Clínica de formação, experiência vivida com maturidade e reflectida na relação com o “outro”. Olhar de e para “dentro”. Porque a paisagem do estuário é uma vivência do quotidiano, as ideias abalroam as margens numa aflição sequiosa de pensar.

Sónia Isabel Dias Coelho

Sónia Isabel Dias Coelho

 

Sónia Isabel Dias Coelho, nasceu a 26-Fev-81 em Portimão. É Licenciada em Educação Social (Escola Superior de Educação da UALG), formadora e Técnica Superior de Higiene e Segu­rança no Trabalho. Actualmente é sócia gerente da Futuramb e coordena o Departamento de Formação.

Tânia Marques

 

Porque pouco se pode dizer falando, assim eu escrevo... Quem ler as minhas obras, vê o reflexo do meu próprio espelho.

Teresa Lage

Teresa Lage

 

Teresa Lage nasceu em 25 de Junho de 1957 e desde muito cedo que a Poesia começou a fazer parte da sua vida. Colaborou em algumas revistas até que resolveu concorrer ao Prémio Nacional de Literatura “Ferreira de Castro” em 1978, onde ganhou o 1.º prémio. Em 1980 colaborou na Colectânea Madrugada do Movimento de Escritores Novos. 

Teresa Lousa

Teresa Lousa

 

Teresa Lousa nasceu em 1978, em Lisboa e licenciou-se em Filosofia na FSCH da Universidade Nova de Lisboa. Tendo leccionado Filosofia no Ensino Secundário por alguns anos, o seu interesse pela Pintura, Estética e História da Arte conduziu-a ao Mestrado em Teorias da Arte na emblemática Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa onde travou conhecimento com aquele que viria a ser o seu orientador, o Professor José Fernandes Pereira, que a despertou para o interesse por temas e autores da Teoria da Arte Portuguesa, nomeadamente Francisco de Holanda. Daí se seguiu o Doutoramento e a investigação que deu origem ao… 

Teresa Sá Carneiro

Teresa Sá Carneiro

 

Teresa Sá Carneiro nasceu em 1952 em Moçâmedes, atual Namibe.

Virgílio de Jesus Miranda Carvalho

Virgílio de Jesus Miranda Carvalho

 

Virgílio de Jesus Miranda Carvalho nasceu em Bolama, Guiné, a 5 de Maio de 1944. Viveu a sua infância e fez os seus primeiros estudos em Luanda, Angola, tendo-se mantido ligado a África até 1975. Fez os seus estudos secundários em Tomar, Lisboa e Coimbra, tendo concluído a sua Licenciatura em Direito na Universidade desta última cidade, em 1975.

Na mesma Universidade, sua verdadeira «Alma Mater», frequentou, em 1979/80, um curso de… 

Virgílio Saraiva

Virgílio Saraiva

 

Nas Asas de Uma Borboleta, é o quarto título publicado por Virgílio Saraiva que nesta obra retorna à poesia depois de Folhas Secas em 1985.

Virgílio Saraiva é o nome literário do cidadão Virgílio Saraiva de Matos que nasceu em Tomar em 1960. A par de relevante atividade associativa a nível local, regional e nacional (recreativa, cultural e desportiva) fundando, colaborando e dirigindo, de onde se destaca o ter sido um dos elementos da fundação da Associação de… 

Vítor Pacheco

Vítor Pacheco

 

"Vítor Pacheco nasce em Guimarães no dia 4 de Julho de 1983 e, nesta data tão querida aos Estados Unidos da América, declarou a sua própria independência ante a barriga da sua mãe... Fê-lo precisamente a dois passos do Castelo de Guimarães onde D. Afonso Henriques fez algo de similar, o que o fadou a um destino glorioso.

Até à década de 90 mantém-se afastado da metrópole, circunscrito aos arredores de Guimarães, mas em 1998 muda de escola e vem a encontrar todo um conjunto de condições que o mudariam para sempre... muda o estilo de roupa, muda o estilo de música, muda alguns dos hábitos e muda de altura! Note-se que o aumento de… 

Vitória Santos

Vitória Santos

 

Vitória Santos nasceu em Gouveia, em 1960. Desde criança, que sentiu uma paixão pela poesia. Foi nos bancos de escola que as primeiras leituras eram dos poemas nos livros. Nesse tempo, havia a carrinha da Gulbenkian que ia de terra em terra distribuir livros e lá ia a Vitória muito feliz buscá-los. Até hoje, a poesia nunca parou. Nas horas boas ou menos boas, foi sempre a sua companheira inseparável.

Wang Yanxia

Wang Yanxia

 

Wang Yanxia licenciou-se em língua inglesa na Universidade Normal de Jilin em 2005 e em 2008 obteve o grau de mestre em linguística aplicada pela Universidade de Beihua e, a partir de então, é professora de inglês na Universidade de Tecnologia de Qingdao.

Wang Yanxia foi responsável pela revisão textual da parte chinesa, bem como pela gravação dos áudios dos textos, vocabulário e exercícios de fonética que aparecem em cada lição deste livro.

Yuri Morais

 

Yuri Massoxi Pereira de Morais é licenciado em Direito pela Universidade Lusíada e Pós graduado em Administração Estratégica e Inteligência Competitiva pela Universidade de Araraquara. Advogado de profissão, exerce-a em Angola.

Zito Campira

Zito Campira

 

Zito Manuel Campira, licenciado em Gestão e Mestre em Gestão de Políticas Económicas, pela Faculdade de Economia da Universidade Eduardo Mondlane, é funcionário do Ministério da Economia e Finanças – Autoridade Tributária de Moçambique, desde 1994, onde desempenhou várias funções, de entre as quais se destacam, a Revisão das Leis de Minas e dos Petróleos, no período de 2012 a 2013 e a de Assistente do Presidente da Autoridade Tributária de Moçambique, para Assuntos Fiscais, em 2015.