Abílio Tavares

Abílio Tavares

 

Abílio Tavares nasceu em 16 de Março de 1944 na Branca – Albergaria-a-Velha onde reside. É o quarto de seis irmãos e ficou órfão de pai com apenas 6 anos de idade o que marcou muito a sua infância que ocorreu num tempo muito difícil caracterizado pela carestia material e social.

Cresceu no seio de uma família bastante pobre que, orientada pelos valores religiosos, elegia a humildade e a honestidade como valores essenciais da sociedade. Os primeiros 4 anos de estudo liceal foram cumpridos no Seminário Beneditino de Singeverga onde ingressou, com catorze anos, após uma experiência de trabalho, por necessidade doméstica, que ocorreu depois de ter cumprido a 4ª classe – escolaridade obrigatória para os rapazes.

Depois de abandonar o seminário e ingressar no serviço militar completou a sua formação escolar em período pós-laboral. Ingressou e concluiu o Curso do Magistério Primário. Frequentou posteriormente o Curso de Licenciatura em Línguas e Literatura Modernas – Estudos Portugueses, da Universidade de Coimbra, como trabalhador estudante.

Exerceu a sua atividade docente, da qual se encontra aposentado, durante trinta e quatro anos.

O seu gosto pela poesia manifestou-se durante o internato no Seminário, com a leitura, à revelia da instituição, de Campo de Flores de João de Deus o que o estimulou a experimentar escrever poesia, género literário que estudava com mais gosto, em todas as fases da sua escolaridade, pelo que foi rabiscando simples textos poéticos que guardava na gaveta. Mas...foi durante o tempo em que cumpriu o serviço militar, nomeadamente em Angola, para onde foi mobilizado aquando da guerra no Ultramar, que compôs uma grande parte dos poemas que fazem parte de Refúgio.

Abílio Tavares

Mostrar por página
Ordenado por

Refúgio

Código do produto: 9789899929159

12,00 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento