Albertino Alves

Albertino Alves

 

Albertino Marcelino Alves, natural de Grândola, licenciou-se em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1957. Frequentou um Curso de Betão Pré-Esforçado em Paris em 1958/1959, com uma Bolsa de Estudo do Governo Francês. Em 1959/1960 obteve uma Bolsa da Federação das Industrias Britânicas, tendo estagiado em Londres na Empresa A. J. &. D. HARRIS, Engenheiros Consultores, também na área do Betão Pré-Esforçado.

Iniciou em Portugal a sua actividade profissional na Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos em 1957 em Lisboa e no Alentejo, de onde transitou para o Gabinete de Ponte sobre o Tejo em 1960. Acompanhou o Projecto da Ponte sobre o Tejo desde a sua génese até alguns anos após a conclusão da 1.ª Fase da Obra, deixando o Gabinete nos princípios da década de 70 para se dedicar em exclusividade à actividade privada.

Colaborou no Comissariado para a Exposição Internacional de Osaka de 1970 na preparação da participação Portuguesa.

Na actividade privada, colaborou na SENCO, no lançamento de um processo construtivo inovador de origem Inglesa que permitia a execução rápida e económica de lajes fungiformes nervuradas armadas nas duas direcções em Betão descofrado, sem mais acabamentos. Esta técnica permitiu a execução de vãos correntes até cerca de 15 x 15 metros em Betão Armado ou Pré-Esforçado e teve uma larga e imediata aplicação em Parqueamentos, Supermercados, Armazéns, Edifícios de Escritórios, etc.

Colaborou também na P. T. PROJECTOS TÉCNICOS na reabilitação e reforço às acções sísmicas dos Edifícios danificados pelo Sismo de 1 de Janeiro de 1980 na Ilha Terceira, nomeadamente a Sé de Angra do Heroísmo, Palácio dos Governadores, Câmara Municipal e muitas Igrejas.

Directamente ou em colaboração, elaborou diversos projectos nomeadamente de Pontes, Edifícios e Instalações Industriais.

Albertino Alves

Mostrar por página
Ordenado por

Novo Ponte sobre o Tejo

Código do produto: 9789898714817

15,00 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento