Luiz Chinguar

Luiz Chinguar

 

O autor, José Luiz Teixeira, nasceu no Planalto Central de Angola, no Chinguar (distrito do Bié), daí a origem do seu pseudónimo. É filho de pais portugueses (de Amarante e de Cabeceiras de Basto), emigrados para Angola.

Viveu sempre em Angola, até ao seu forçado exílio, em Setembro de 1975. Foi topógrafo durante dez anos, tendo trabalhado em triangulação topográfica, projecto de estradas, hidráulica agrícola, pequenos abastecimentos de água e engenharia florestal. Obteve a licenciatura em Engenharia Civil, na Universidade de Luanda (actual Universidade Agostinho Neto). Foi assistente nesta Universidade, em Topografia e Estradas.

Luiz Chinguar foi chefe de Divisão dos Serviços Municipalizados de Água e Electricidade de Luanda. No Brasil, trabalhou nas áreas de Saneamento, Petróleos, Geotecnia, Irrigação e Barragens.

Obteve o grau de Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento na Unicamp – Universidade de Campinas, no Estado de São Paulo. A sua tese de mestrado foi sobre Erosão dos Solos. Possui, ainda, uma especialidade em Barragens de Terra, outorgada pela Universidade de Pernambuco/Sudene.

Em Portugal, foi professor convidado na Universidade do Algarve – Escola Superior de Tecnologia –, onde leccionou disciplinas referentes a Hidráulica e Recursos Hídricos.

Prestou também consultoria na área de Hidráulica e Recursos Hídricos e tem vários artigos em jornais do Brasil e na Internet.

Luiz Chinguar

Mostrar por página
Ordenado por

A Síndrome do Ipiranga

Código do produto: 9789899844834

25,00 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento