Osvaldo Énio

Osvaldo Énio

 

Osvaldo Énio Nóbrega Machado Godinho, nasceu no Lubango, Huíla, Angola, descendendo dos colonos madeirenses que fundaram o Lubango, e de algarvios (Olhão). Sua avó paterna nasceu já em Moçâmedes (Namibe) duma família que ali se fixou na segunda metade do século XIX e os avós maternos tinham dezoito anos quando chegaram (1885) às chamadas “Terras Altas da Huila”.

Cresceu à sombra do imbondeiro sob o olhar protector da Senhora do Monte e no seio de uma família enorme que cultivava e difundia os valores que tornaram possível erguer “Os Barracões”, que foram os alicerces da nova cidade, e ainda hoje um local de peregrinação e reconhecimento.

Muito jovem começou a apreciar a escrita (prosa e poesia) tendo passado a realizar para a rádio local programas de poesia, música e história, colaboração que estendeu depois a jornais e revistas. Os seus autores preferidos eram, de entre outros, José Duro, Cesário Verde , António Nobre, António Botto, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Eugénio de Andrade e Miguel Torga.

Obrigado a refugiar-se em Portugal após a descolonização como “retornado”, aqui procurou manter igual actividade, tendo encontrado nas terras quentes do Alentejo, após abandonar a vida militar, as condições e a motivação para esse desiderato.

Osvaldo Énio

Mostrar por página
Ordenado por

Uma Terra Lá Longe…

Código do produto: 9789898413741

19,10 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

Degraus

Código do produto: 9789892025902

15,00 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento