Paulo Frederico Ferreira Gonçalves

Paulo Frederico Ferreira Gonçalves

 

Paulo Gonçalves nasceu e vive no Porto. É licenciado em Ciências Históricas e Mestre em História Ibero-Americana. É professor e investigador e, neste âmbito, escreveu vários artigos em revistas da especialidade sobre a presença portuguesa em África e Brasil. Colaborou igualmente em jornais e revistas de Educação, onde tem publicado numerosos artigos sobre práticas pedagógicas tendo publicado neste domínio o ensaio Problemas de liberdade educativa em contexto neoliberal.

Mas são a poesia e a ficção narrativa que mais o desafiam. Publicou os romances A Caixa Oriental e Outras Histórias, os contos Só Quase, Dois Homens à Beira do Lago, Morte no Cais, O desentupidor e o livro de poemas Entre mar e terra.

Publicou igualmente alguns breves ensaios, nomeadamente sobre os contos torguianos, Discurso de Intervenção nos Contos da Montanha de Miguel de Torga e sobre questões de epistemologia histórica, a saber, Apontamentos sobre o Ser e a História e Revolução e Reformismo.

Recentemente publicou um breve estudo sobre as ideias autonómicas portuenses num determinado período da primeira república: “O Núcleo Republicano Regionalista do Norte e eleições legislativas de Julho de 1921: um projeto de autonomia.”


Mostrar por página
Ordenado por

Vida e morte de Kendal Smatch

Código do produto: 9789898821249

8,40 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

O Núcleo Republicano Regionalista do Norte e as Eleições Legislativas de Julho de 1921:

Código do produto: 9789898714619

8,00 €
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento