Do Pintor como Génio


Do Pintor como Génio

Código do produto: 9789898714282

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

14,20

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Do Pintor como Génio

Na obra de Francisco de Holanda

de: Teresa Lousa

 Visualize o livro por dentro


Sinopse


Este livro de Teresa Lousa, Do Pintor como Génio na obra de Francisco de Holanda, recolhe e por vezes amplia o fundamental da sua Dissertação de Doutoramento, apresentada à Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. Nele, a autora procede a uma leitura minuciosa e em muitas dimensões profundamente inovadora do extraordinário legado teórico de Francisco de Holanda, e em especial do Tratado Da Pintura Antiga.

Partindo de uma ampla contextualização do autor e da sua produção, tanto teórica como artística, no seu tempo português e europeu, o livro sublinha, em particular, a novidade proposta por Holanda do perfil do artista-pintor não apenas como profissional de uma arte liberal mas sobretudo como criador à imitação de Deus, o que o conduziria à defesa da superioridade metafísica da Arte e à categorização da genialidade do Artista, no que se tornou num precursor de Kant.

Apesar da profundidade das suas reflexões e do rigor das suas análises, este livro está escrito numa linguagem que prima pela acessibilidade, proporcionando ao leitor dos nossos dias uma revisitação clara e frutuosa da obra e do pensamento de um autor incontornável do Quinhentismo que é a figura mais internacionalmente conhecida e admirada da Arte Portuguesa de todos os tempos. (Fernando António Baptista Pereira)


Críticas Literárias


por: Maria de Lourdes Sirgado Ganho (Universidade Católica Portuguesa)

«… Para finalizar este prefácio, gostaria de manifestar o meu apreço pelo facto de esta tese ser um contributo fundamental para o aprofundamento do conhecimento de Francisco de Holanda, cortesão, artista e pensador, que na sua época permaneceu inédito, mas ocupa um lugar relevante na cultura artística e filosófica portuguesa. Valorizar o pensamento português é um acto de cultura, por isso mesmo vale a pena ler e reflectir sobre esta obra que põe em evidência aspectos originais da personalidade, arte e pensamento deste artista tão peculiar, quase único,no panorama artístico em Portugal.» (do Prefácio)


Com o apoio de Logo_Montepio_img_0  Logo_CIEBA


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898714282
Data de publicação 31/12/2014
Idioma Português
Formato A5 (148 x 210 mm)
Encadernação Capa mole (brochado)
N.º de páginas 266
Prefácio Maria de Lourdes Sirgado Ganho
Desenho da capa Patrícia Andrade
Paginação Alda Teixeira

Procurar também nestas categorias: Teresa Lousa, Os nossos Livros, Edições Ex Libris ®, Ensaios, teses e estudos