Geração Rejeitada


Geração Rejeitada

Código do produto: 9789898821010

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

19,50

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Geração Rejeitada

Entre Angola e Portugal - 1950/1980

2.ª edição

de: António Serra Correia

 Visualize o livro por dentro


Sinopse


Muito já se escreveu, e, porventura se escreverá, sobre as terras de África, mas procuro nestas linhas descrever algumas vivências familiares, não por entender que algo de relevo e de interesse haja nelas, porque, como a minha, houve centenas ou mesmo milhares de outras famílias, que por lá viveram e à Terra se dedicaram de tal forma, que se torna impossível esquecê-las. Tento também ser o mais claro possível, usando uma linguagem corrente e acessível, a todos os níveis culturais.

Os episódios aqui narrados, são, contudo verídicos, mas procuro descrevê-los de uma forma romanceada e trabalhada de modo a que não pareçam factos meramente jornalísticos, com o tratamento normal de uma mera notícia.

Começo assim por dizer que, por lá, os nossos horizontes não tinham fim nem limites. As perspectivas de futuro, sustentadas pelo regime político de então, eram invulgares, mas limitadas se pretendêssemos contrariá-lo, num ou noutro aspecto. Mesmo assim, nada nos impediu no caminho do progresso ao ponto de transformar aquelas terras em países modernos e ricos, onde havia lugar para todos (e ainda há, desde que não falte boa vontade) e de todas as raças sem excepção. Só os entendidos e verdadeiros conhecedores, podem atestar a diferença entre a convivência entre raças diferentes que sempre houve, comparando as antigas colónias portuguesas às de outros países europeus, que, como nós, por lá andaram durante séculos.

É por isso, que quero aqui homenagear todos aqueles que escolheram o caminho da paz, da amizade e boa convivência, na igualdade de oportunidades com os naturais, e que por essa causa, muitos deram a própria vida. Outros, sentiram por parte do regime de então, alguma marginalização, classificando-os como Portugueses, brancos de 2ª classe (ou brancos - negros). É verdade também, que muitos erros e injustiças se cometeram, e as vítimas eram quase sempre as mesmas, mas não foi a nossa geração que as cometeu, e contudo, foi ela quem “pagou as favas”. 

É também a esses, a essa “Geração Rejeitada”, que eu dedico estas linhas, mas cujos nomes das personagens aqui descritas, (por respeito para com eles, principalmente por aqueles que já não vivem entre nós) nem todos poderiam ser os verdadeiros. Outros são, mas só os próprios o saberão, se ainda forem vivos, e puderem, ou quiserem ler estas linhas.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898821010
Data de publicação 31/07/2015
Idioma Português
Formato A5 (148 x 210 mm)
Encadernação Capa mole (brochado)
N.º de páginas 596
Desenho da capa Patrícia Andrade
Paginação Sítio do Livro

Recomenda-se também

do mesmo autor
O Soba Branco
16,00 €

Procurar também nestas categorias: António Serra Correia, Edições Ex Libris ®, Memórias, vivências e testemunhos, Os nossos Livros