José Vitorino Pinto Santana: Fotobiografia de um Médico na Segunda Metade do Século XX


José Vitorino Pinto Santana: Fotobiografia de um Médico na Segunda Metade do Século XX

Código do produto: 9789899684003

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

22,23

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



José Vitorino Pinto Santana: Fotobiografia de um Médico na Segunda Metade do Século XX

de: Maria Olinda Rodrigues Santana

preview_icon Visualize o livro por dentro


Sinopse


A fotobiografia apresentada dá a conhecer a trajectória de vida de um médico portuense na segunda metade do século XX. José Vitorino Pinto Santana nasceu no dia de Natal do ano de 1929, em plena recessão mundial, em Croca, Penafiel. Poucos anos depois, a família muda-se para a cidade do Porto. Aí completa os estudos liceais, ingressando na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, no ano de 1951. Nesse mesmo ano, entra para o Orfeão Universitário do Porto. Foi tenor, solista, fadista-padrão num período áureo do referido Orfeão. Ficou conhecido, na cidade do Porto, como fadista de Coimbra detentor de uma voz singular e de um repertório seleccionado.

No início da sua vida profissional e matrimonial, foi chamado a cumprir o serviço militar, pela segunda vez, na Guerra Colonial em Moçambique. Esteve na dianteira da guerra, no Norte, em Mocimboa de Rovuma, entre 1967 e 1968. Foi transferido para Tete de 1968 a 1969, no Sul, para onde se tinha deslocado a guerra.

Regressa à sua cidade, nos finais de 69, tendo-se especializado em urologia no Hospital de S. João, onde foi especialista e Director de Serviço até à sua aposentação em 1995. Foi Director Clínico do Futebol Clube do Porto do início dos anos 60 até meados da década de 70. Porém, a faceta mais extraordinária da sua biografia foi, sem dúvida, o desempenho profissional íntegro fundeado na rectidão, no desprendimento material, na benignidade para com os seus doentes.

No Hospital de S. João, no Porto, ficou conhecido e é recordado como: “o médico dos pobres”. Numa sociedade, como a actual, tão afastada de valores, como: a idoneidade, a abnegação, a humanidade, José Vitorino Pinto Santana tornou-se um notável modelo.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789899684003
Data de publicação 30/06/2010
Idioma Português
Formato (fechado) A4 (210 x 297 mm)
Tipo de encadernação Capa mole (brochado)
N.º de páginas 106

Procurar também nestas categorias: Maria Olinda Rodrigues Santana, Edição do Autor, História e Biografias, Os nossos Livros