Novo

Até ao lavar dos Cestos

Código do produto: 9789898986863

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

13,00

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Até ao lavar dos Cestos

Doçuras e Agruras da Terceira Idade

de: Zépestana


Sinopse


Este livro recolhe uma selecção de cartoons publicados, ao longo dos últimos anos, numa página do Facebook, sob o título Os Grisalhos. Descreve triviais episódios domésticos de um casal de aposentados, com os seus altos e baixos. Por isso, aditei à epígrafe o subtítulo Doçuras e Agruras da Terceira Idade.

Hoje, talvez não o fizesse. Sobretudo depois de ter lido o que escreveu Ariano Suassuna: “Terceira idade é para a fruta: verde, madura e podre”.

Já tendo dobrado, eu próprio, os três quartos de século, constrange-me que alguém se atreva a comparar-me, mesmo metaforicamente, a um pêssego bafiento e amachucado, tresandando a mofo. Esta visão decadente do último ciclo da vida está nos antípodas do que pode e deve ser um envelhecimento digno, activo e saudável.

Assim o entendeu a ONU, promotora da “Década das Nações Unidas para o Envelhecimento Saudável”, agora em curso, para fomentar melhor qualidade de vida à população idosa. Tal propósito deve merecer, entre nós, especial atenção: Portugal é apontado como o 4.º país do mundo que mais depressa envelhece.

Oxalá este livro agrade aos “jovens dos 7 aos 77 anos”, pelo menos.

Mas ninguém levará a mal que o dedique, em especial, aos meus antediluvianos comparsas e contemporâneos, na esperança de que um ou outro sorriso possa revigorá-los, diverti-los, aliviar-lhes a ciática, livrá-los do catarro e fazê-los esquecer os bicos de papagaio.

Porque o humor tem um reconhecido efeito balsâmico, aliviando tensões e promovendo a bonomia e o bem-estar, fortalecendo a saúde mental, despertando sentimentos positivos e reforçando os laços sociais.

Razão tinha Vasco Santana, na pele de um recém-licenciado em medicina (A Canção de Lisboa, 1933), quando assumia, não sem prosápia, ter inventado a “alegroterápia”, logo justificando: como “curar a valer / difícil é conseguir, / então, morrer por morrer, / que seja a rir”.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898986863
Chancela editorial Edições Vírgula ®
Data de publicação 17/08/2024
Idioma Português
Formato (fechado) A5 horizontal (210 x 148 mm)
Tipo de encadernação Capa mole (brochado)
N.º de páginas 122
Ilustrações Zépestana
Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Alda Teixeira

Também recomendamos

do mesmo autor

Procurar também nestas categorias: Zépestana, Edições Vírgula ®, Opinião e crónicas, Homepage, Os nossos Livros