Educação Literária no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Código do produto: 9789899028227

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

11,70

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Educação Literária no 2.º Ciclo do Ensino Básico

Propostas para alunos surdos e ouvintes

de: Pedro Balaus Custódio e Isabel Sofia Calvário Correia

Prefácio por Armando Baltazar


Sinopse


O trabalho que agora se publica sugere obras literárias numa perspetiva plural: desde as escolhas para além das diretrizes programáticas, até à proposta de algo inusitado, paradoxal, como indicia o título do primeiro capítulo. Na realidade, a educação de surdos carece de uma abordagem aberta e transdisciplinar e esta obra tem o arrojo de propor isso mesmo. O ensino de Português como língua segunda é fundamental e está estatutariamente reconhecido, porém, está na altura de ser um ensino digno, sólido e em equidade. As crianças e jovens surdos não precisam do Português apenas como ferramenta de comunicação. A comunidade surda deve conhecer a riqueza literária do seu país, acedendo de forma plena à cultura nacional. Desta forma, é salutar propor o domínio da educação literária também para crianças surdas. Contudo, e como este livro o demonstra, é necessário ter em mente os ensejos das crianças e as suas expetativas, por isso, o acesso à literatura deve considerar a vertente bilingue e, até, ultrapassar as fronteiras nacionais. A criança surda precisa de aceder à linguagem literária para se tornar num jovem pensante e num adulto autónomo e capaz de ter fruição literária. Este livro aponta propostas interessantes e de revisão programática que urge levar a cabo.

Para além disso, também se questiona a fruição literária para além de programas.  espartanos, sugerindo-se outros horizontes complementares para todas as crianças se tornarem leitores capazes, mas sobretudo, leitores felizes. Considerar o devir dos tempos, propor estratégias de didática da leitura e da literatura inovadoras é, também, outro dos méritos dos autores desta obra.

Enquanto cidadão surdo português, apraz-me ler propostas que respeitam a minha identidade de pessoa bilingue e que me propiciam momentos de reflexão sobre a educação de crianças, surdas e ouvintes, todas elas o futuro do meu país. Por essa razão, espero que esta obra seja a pedra angular de muitas reflexões e mudanças no ensino do Português, levando a que se repense que uma língua é mais do que uma ferramenta, é sobretudo um veículo de pensamento. A isso, chama-se literatura. (Excerto do Prefácio de Armando Baltazar)


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789899028227
Chancela editorial Edições Ex Libris ®
Data de publicação 31/05/2021
Idioma Português
Formato (fechado) A5 (148 x 210 mm)
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 90
Prefácio Armando Baltazar
Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Alda Teixeira

Também recomendamos

do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor

Clientes que compraram este produto também compraram


Procurar também nestas categorias: Pedro Balaus Custódio, Isabel Sofia Calvário Correia, Edições Ex Libris ®, Livros técnicos, documentais ou de referência, Os nossos Livros