Novo

Língua de Sinais Portuguesa

Código do produto: 9789899028135

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

11,50

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Língua de Sinais Portuguesa

Estudos linguísticos sobre morfologia e SignWriting

de: Isabel Sofia Calvário Correia, Pedro Balaus Custódio e Rafaela Cota da Silva


Sinopse


Este livro reúne dois capítulos que pretendem ser um contributo para o estudo da Língua Gestual Portuguesa, como é estatutariamente designada, ou Língua de Sinais Portuguesa (LSP), como foi proposto em estudos recentes. De entre outros aspetos, destacamos como relevante o facto de, neste livro, se apresentarem duas breves abordagens em torno de uma língua viva, dinâmica e em constante mudança.

O idioma em causa carece ainda de estudos sistemáticos, logo, é de inestimável utilidade apresentar propostas científicas que ilustrem o seu funcionamento e contribuam para a sua disseminação e estatuto nos estudos linguísticos. Este volume contém, pois, perspetivas sobre duas áreas fundamentais da língua: a morfologia e a decifração da escrita.

Assim, no primeiro capítulo apresenta-se uma síntese dos marcadores temporais em LSP a partir da observação de produções linguísticas não licitadas de dois nativos. Para além disso, trazem-se à colação outros marcadores temporais em outras línguas de sinais com o intuito de poder compreender melhor os fenómenos morfológicos ou sintáticos patentes na marcação de tempo nas línguas de modalidade visual.

O segundo capítulo versa sobre uma das áreas em que, pelo menos em território nacional, há menos investigação, a escrita das línguas de sinais, neste caso o sistema SignWriting (SW). Neste texto, os autores aliam a decifração leitora à escrita das línguas visuais procurando compreender quais os pressupostos que norteiam a descodificação dos carateres do SW quer por aprendizes ouvintes, quer por aprendizes surdos. Neste capítulo, parte-se também do terreno, apresentando leituras de signos gestuais sem licitação prévia.

Estas duas breves descrições de fenómenos da língua e da sua decifração pretendem ser um alicerce para estudos futuros que contribuam para a cada vez maior difusão da língua primeira da comunidade surda portuguesa, tencionando, em primeiro lugar despertar o interesse para profícuas investigações.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789899028135
Chancela editorial Edições Ex Libris ®
Data de publicação 26/02/2021
Idioma Português
Formato (fechado) A5 (148 x 210 mm)
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 76
Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Alda Teixeira

Procurar também nestas categorias: Isabel Sofia Calvário Correia, Pedro Balaus Custódio, Rafaela Cota da Silva, Edições Ex Libris ®, Livros técnicos, documentais ou de referência, Homepage, Os nossos Livros