Mambos da Banda | Volume II

Código do produto: 9789898986788

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

10,00

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Mambos da Banda

Volume II

de: Mário Moniz


Sinopse


"Este livro foi escrito de forma a prender a atenção de todos os leitores e pesquisadores. Mário Moniz apanhou-nos de surpresa ao dar continuidade a esta série de contos, com a subtil forma de escrita onde o tradicional e o moderno se cruzam num abraço perfeito.

Em Tambi há um ralhete geral para aqueles que só voltam para apoiar nos óbitos, pois enquanto estamos vivos é que precisamos da verdadeira ajuda, porque aqui vizinho é família. Ele volta a chamar o mais velho Uanhenga Xitu, desde o texto “Bombó molhou” ao “Velha Rosa”. A técnica usada nas narrativas onde durante os diálogos surge o bilinguismo é recorrente e mostra que a passagem de testemunho foi feita de forma exímia.

Um detalhado relatório de denúncias, um manual de instruções para a boa convivência em Luanda, um referencial físico e prático para filantropia e bússola para a solidariedade comunitária. Aqui, Mário Moniz partiu o mealheiro da boa convivência social e deixou em cada porta uma moeda mágica, para que não se repitam os erros do passado. Logo no primeiro conto, vemos o que há de normal em Luanda no quesito desabafo, o que seria uma consulta ao terapeuta de casais é transformada numa conversa informal, levando o paciente a revelar-se de todas as formas possíveis e fazendo com que receba a ajuda de que realmente precisa. Há, neste livro, uma gritante denúncia à fuga à paternidade e uma pedra basilar é aqui colocada correctamente numa chamada de atenção à desagregação das famílias; também a questão da mulher viúva ou separada é aqui incluída na preocupação com o futuro das crianças.

Mário Moniz coloca-nos em xeque ao obrigar o leitor a reflectir sobre a injustiça dos novos casais, em que o homem se nega a cuidar de crianças da mulher que já vem com filhos de outra relação. Os perigos nas estradas de Luanda são chamados e expostos aqui, desde as pedonais retiradas da Via Expressa ao pula-pula da Robaldina em Viana, onde morrem dezenas de pessoas na busca de água potável.

Boa viagem. Deixe-se perder na leitura e no final do livro volte para contar o que encontrou. Mário Moniz tem por mérito e competência as chaves do mundo literário, recebe aqui liberdade para continuar e a proibição de parar." (extraído do Prefácio)


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898986788
Chancela editorial Edições Vírgula ®
Data de publicação 24/12/2023
Idioma Português
Formato (fechado) A5 (148 x 210 mm)
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 74
Ilustrações Raimundo da Costa Gaspar (Edmundo)
Grafismo da capa Ângela Espinha
Revisão linguística Patrícia Espinha e Bel Neto
Paginação gráfica Alda Teixeira

Também recomendamos

do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor
do mesmo autor

Procurar também nestas categorias: Mário Moniz, Edições Vírgula ®, Ficção - Romance | Novela | Contos | Teatro, Os nossos Livros