O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa

Código do produto: 9789898867438

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

15,00

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa

seguido de

Um Esquema do Cancioneiro Popular Português

de: Afonso Duarte

Recolha de textos e notas: Mário Araújo Torres


Sinopse


“Na parede [do quarto de frente da casa de Afonso Duarte, na Rua do Dr. João Jacinto, em Coimbra], por cima da mesa grande, encontravam-se dependurados uns objectos de arte regional e, ao meu olhar indagador, ele descreveu: Eram algumas das peças do museu de etnografia que eu estava a organizar quando me puseram fora. A sua voz tinha uma tremulência, notava-se desgosto e compreendi ainda melhor este seu verso O meu espírito agreste de luta, porque ele nascera para lutar nos seus trabalhos e na sua poesia. A vida e a incompreensão da sua obra pedagógica tornara-o um lutador.

Queria organizar apaixonadamente uma obra de etnografia que a sua mente concebia e para isto traziam-lhe elementos preciosos as suas alunas. Ia amorosamente estudando e comparando os trabalhos recebidos como se poderá verificar nos seus livros O ciclo do Natal na literatura oral Portuguesa em que ele principia agradecendo aos seus antigos alunos da Escola Normal Primária de Coimbra: «Historiando o nascimento do divino Jesus, os cantos do Natal entretecem um dos mosaicos mais ricos da nossa literatura oral. (…)

Um esquema do Cancioneiro Popular Português, em que afirma: «– Um breviário de conceitos morais, formando corpo de doutrina sobre a honra, firmeza e fidelidade, prudência, diligência e persistência, confiança e franqueza, amor da família, e uma filosofia de experiência que é toda perdão, desculpa e paciência perante as fraquezas da vida». 

Daí o convívio com o seu antigo condiscípulo e etnógrafo, Prof. Vergílo Correia e as interpretações pessoais que nos deixou e podemos antever, portanto, a riqueza desta obra etnográfica que foi tão prematuramente cortada, mas que nos legou como o método que tinha traçado.”

(Jacinto Soares de Albergaria, A Lição dum Homem, Ponta Delgada, 1975)


 

Informação adicional do produto

Data de publicação 30/11/2018
Idioma Português
Formato (fechado) 150 x 230 mm
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 272
Coordenação / Seleção / Compilação

Mário Araújo Torres

Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Paulo Resende

Também recomendamos

do mesmo autor
do mesmo coordenador
do mesmo coordenador
do mesmo coordenador

Procurar também nestas categorias: Afonso Duarte, Edições Ex Libris ®, Ensaios, teses e estudos, Os nossos Livros