O “puto” de Vale dos Amieiros

Código do produto: 9789898867872

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

14,50

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



O “puto” de Vale dos Amieiros

de: António Braz Pereira


Sinopse


O “puto” de Vale dos Amieiros foi apenas uma criança, que, tal como tantas outras, viveu no tempo da ditadura salazarista, numa aldeia perdida de Trás-os-Montes. Eram tempos muito difíceis, roçando a miséria completa: não havia o que comer, as pessoas andavam esfomeadas, a educação estava apenas reservada aos mais abastados e toda a revolta tinha de ser vivida em silêncio, pois o medo dominava a mentalidade da época.

Como muitos outros, este puto resolveu dar o salto para França, sempre com o intuito de, com isso, ajudar os familiares que ficavam na terra. Famílias enormes, em que a média de filhos era normalmente sete, mas onde existiam amor, carinho e espírito de entreajuda.

O “puto” lá viveu e formou família. Até que resolveu regressar. E foi nesse momento que se viu confrontado com as suas maiores dúvidas existenciais, dúvidas em relação ao balanço dos seus atos, dúvidas quanto à real dimensão humana de pessoas que ele sempre considerara como modelos a seguir. E claro, o questionamento final: o cômputo geral é negativo ou positivo?

É muito fácil para nós, leitores, identificarmo-nos com o protagonista desta obra: choramos ou rimos, angustiamo-nos ou deleitamo-nos, assimilando as emoções do puto como sendo também as nossas, de alguma forma. Isto, porque apesar de todos sermos diferentes, na essência, muitas vezes, nos cantos mais recônditos da nossa mente, todos recordamos que também já fomos um dia, o puto do vale dos amieiros.

Apesar desta história decorrer em lugares e tempos específicos, qualquer um de nós consegue identificar-se com ela, prendendo a nossa atenção do primeiro ao último minuto de leitura.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898867872
Chancela editorial Edições Ex Libris ®
Data de publicação 26/06/2020
Idioma Português
Formato (fechado) 150 x 230 mm
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 212
Grafismo da capa Ângela Espinha
Revisão linguística Patrícia Espinha
Paginação gráfica Alda Teixeira

Procurar também nestas categorias: António Braz Pereira, Edições Ex Libris ®, Memórias, vivências e testemunhos, Os nossos Livros