Amílcar José Morais

 

Amílcar José Morais é nativo em Língua Gestual Portuguesa e Mestre em Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professor Especialista em Línguas e Literaturas Modernas - Língua Gestual Portuguesa, Professor Adjunto Convidado da Escola Superior de Educação de Coimbra e Investigador integrado do Núcleo de Investigação em Educação Formação e Intervenção (NIEFI) da Escola Superior de Educação de Coimbra, IPC. É também docente do Centro Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira e Jacob Rodrigues Pereira e da Casa Pia de Lisboa, IP e ativista e autor de vários artigos sobre temas afetos à Comunidade Surda.

Amílcar José Morais

Mostrar por página
Ordenado por

Novo

Código do produto: 9789899028470

Surdidade

Construção Social para a Comunidade Surda

de: Amílcar José Morais


Sinopse


Esta obra assume-se como um contributo para o caminho a seguir pela Comunidade Surda: Surdidade.

O termo Surdidade, Deafhood, foi criado por Paddy Ladd, no Reino Unido e a sua perspetiva é muito necessária para todos os Surdos portugueses para uma reflexão global sobre o que se passa nas lutas e movimentos em Portugal que pretendem a descolonização da maioria. Vivemos no país do medo, do restrito e da recusa da identidade de cada sujeito, o Surdo vive num círculo de opressão, sem um papel definido. O que aconteceu aos Surdos em Portugal? Vivemos presos a um sistema dependente do Estado e rotulamo-nos como "oprimidos" e apelidamos a maioria de “colonizadores". Queremos retomar tudo como antes do início do Congresso Internacional da Educação de Surdos em Milão no ano de 1880 que foi uma mácula na educação de Surdos? Queremos anular as consequências deste temível evento, em famílias, em profissionais de saúde, no mercado e de trabalho e em muitas outras áreas? A Surdidade é um termo fundamental para nós portugueses, mas o crescimento dos movimentos sociais da Comunidade Surda tem sido feito desde o ano de 1958; urge agora agirmos sob este prisma. A Surdidade encerra em si um poliedro completo onde cabe língua, identidade, cultura, representatividade e respeito. Este livro é uma porta aberta para ver, instigar e agir na Comunidade Surda.

Neste livro, que resultou da nossa dissertação de mestrado, mostramos como os Surdos se perspetivam em termos de posicionamento social, na e perante a Comunidade Surda e a sociedade maioritária procurando aferir se ainda estão na posição submissa de menos capaz, de perda ou incapacidade. Procuramos mostrar que está nas mãos, na Língua, a construção de uma identidade coletiva e individual, defendendo o Surdo como membro de uma comunidade linguística minoritária representada por uma língua digna, mas que ainda tem um caminho a seguir para se efetivar para todos como um todo.


 

13,50

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento