C


Carla Pimenta

Carla Pimenta

 

Carla Sofia Borges Pinto Pimenta nasceu a 30 de Maio de 1984 em Coimbra, filha de um vendedor de materiais de construção e de uma contabilista da função pública. A sua vida foi passada em Anadia, parte de uma família da classe média alta, a qual nunca lhe faltou com nada, tanto financeiramente como com amor e protecção de pais, avós e irmã mais velha. 

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva

 

Carla Valéria Siqueira Pinto da Silva, luso-brasileira, é graduada em Arquitectura e Urbanismo, Pós-graduada em Perícia e Auditoria Ambiental e Didáctica do Ensino Superior, Mestre em Gestão Arquitectónica e do Ambiente Urbano e Diplomada en Prevención de la Delincuencia Mediante el Diseño Ambiental - International CPTED Association - ICA.

Trabalhou na equipa da coordenação e fiscalização dos Projectos Favela Bairro e Regularização de… 

Carla Vilaça

Carla Vilaça

 

Carla Sofia Rodrigues Vilaça, nasceu a 9 de Outubro de 1979, em Matosinhos. Licenciou-se em Enfermagem em 2003 e concluiu a Pós-Graduação em Saúde Familiar em 2004 e a Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica em 2008.

Página oficial do autor

Carlos Barreira da Costa

Carlos Barreira da Costa

 

Carlos Barreira da Costa licenciou-se pela Faculdade de Medicina do Porto, em 1970. Após o Internato Geral e Complementar no Hospital de São João, exerceu a especialidade de Otorrinolaringologia. Desde 1983, divide o seu tempo entre o I.P.O do Porto e um consultório, nesta cidade, onde recebe os amigos.

Carlos Duarte

Carlos Duarte

 

Nascido em Malange, Angola, Carlos Duarte foi morador no Lobito por muitos anos. Actualmente mora no Brasil em Rondônia, Amazônia Legal.

Carlos Guimarães da Cunha

Carlos Guimarães da Cunha

 

Carlos Guimarães da Cunha é licenciado em História e mestre em História Contemporânea pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Exerceu a docência em vários estabelecimentos de ensino, designadamente no Instituto Militar dos Pupilos do Exército e na Faculdade de Direito da Universidade Católica (Ano Propedêutico). Presentemente está aposentado. Entre vários trabalhos de investigação histórica que publicou, sobressai a obra A «Janeirinha» e o Partido reformista (2003), estudo desse movimento revolucionário oitocentista e das suas consequências.

Carlos Manuel Rafael de Almeida

Carlos Manuel Rafael de Almeida

 

Carlos Manuel Rafael de Almeida nasceu a 6 de Fevereiro de 1987, na maternidade do antigo Hospital de Cascais, no centro da vila. Estudou na escola com Salesianos de Manique, onde apreendeu os ensinamentos de Dom Bosco e São Domingos Sávio.

Anos mais tarde, optou por tirar um curso ligado à Marinha Mercante, mesmo depois de ter sido negado na Marinha de Guerra. Assim, frequentou o curso de Mecânica Naval no Instituto de Tecnologias Náuticas, em Paço de Arcos.

Tirou ainda o curso de Técnico de Gestão Ambiental numa escola que lhe deu muitas alegrias como, por… 

Carlos Marques Simões

Carlos Marques Simões

 

Carlos Marques Simões é Professor Coordenador aposentado da Universidade do Algarve, onde exerceu funções docentes e de investigação desde 1990. É licenciado em psicologia clínica pelo ISPA, pós-graduado em psicologia do desenvolvimento pela Universidade Católica de Lovaina e doutorado em psicologia da educação pela Universidade de Aveiro. 

Carlos Simões

Carlos Simões

 

Carlos Manuel Simões nasceu a 26 de Janeiro de 1968, na bonita cidade do Eça de Queirós, Leiria. Oriundo de famílias humildes, pai encadernador, foi bem cedo o seu contacto com os livros e a arte da encadernação. A música foi outra das suas paixões, foi músico na Sociedade Artística Musical Pousense (SAMP). No desporto, foi atleta do Grupo Recreativo Amigos da Paz (GRAP), nas modalidades do Atletismo e Andebol.

No seu percurso académico, estudou Comunicação Social, na Escola Superior de Educação de Leiria (ESEL). Radicado no “berço” de África desde 2011, exerce funções na maior instituição financeira de Angola. Foi aqui que despertou para a poesia, com Angola no coração.

Carmen Lara

Carmen Lara

 

Carmen-Lara nasceu a 23 de Março de 1971, no Bombarral. Vive em Portugal, Sintra-Vila classificada como Património Mundial da UNESCO.

Todas as suas obras são criações únicas, cuja fonte de inspiração é, tão-somente, fruto das suas ideias, das suas emoções, da sua intuição, do seu estudo, que transporta para a tela. 

Cármen Sílvia Morais Cardoso

Cármen Sílvia Morais Cardoso

 

Cármen Sílvia Morais Cardoso é licenciada em Auditoria Financeira pelo ISCAP, licenciada em Gestão Contabilidade e Secretariado pela UA, mestre em Contabilidade pela FEUP, e doutorada em Educação pela ULHT, professora titular de quadro de escola de nomeação definitiva desde 1976.

Carmo Baião

Carmo Baião

 

Maria do Carmo Morais Baião, natural de Baleizão em Beja, nasceu a 3 de Janeiro de 1960. Estudou Jornalismo no CenJor no Porto e, posteriormente, concluiu o curso de Turismo em Viana do Castelo.

Mas foi no hospital Amadora-Sintra que desenvolveu a sua actividade profissional durante duas décadas. Ao trabalhar nesta unidade hospitalar com pessoas das mais variadas faixas etárias, fragilizadas física e psicologicamente, despertou nela o verdadeiro significado da condição humana, alertando-a para uma sociedade cada vez mais desumanizada, onde velhos e crianças são vistos como um empecilho às sociedades modernas. 

Carolina Carvalho de Sousa

Carolina Carvalho de Sousa

 

Carolina Carvalho de Sousa nasceu em Lisboa, a 17 de Março de 1967. Cedo, a sua mãe, aderecista e costureira do antigo cinema português, a fez despertar para o design e para a criação artística.

Na escola gostava de escrever estórias e peças de teatro, que representava com outras colegas. A sua professora dizia que ela iria ser escritora… Devorava livros de banda desenhada, mas foi com a velha Agatha Christie e Lobsang Rampa, que desenvolveu o seu gosto pelo mistério da escrita e pelo mistério da vida… 

Catarina Soares da Cunha

Catarina Soares da Cunha

 

Catarina Soares da Cunha cresceu nas Avenidas Novas, em Lisboa e emigrou para Amsterdão, aos 24 anos. Viveu também em Singapura, Nova Iorque e noutros cantos do planeta, onde encarnou os papéis de estudante de MBA, economista, consultora de gestão, fundadora de organizações sem fins lucrativos e voluntária, sempre fascinada com o comportamento humano e as suas diferentes manifestações. 

Catarina Valadas

Catarina Valadas

 

Catarina Valadas nasceu em 1986, em Lisboa. Amante das palavras desde sempre decidiu publicar o seu primeiro livro e dar assim vida ao blogue Maçã e Canela.

Página oficial do autor

Catarina Vieira da Silva

Catarina Vieira da Silva

 

Catarina Gato Vieira da Silva tem 16 anos e vive na pequena vila de Mora. Estuda na Escola Básica e Secundária de Mora, no 11.º ano do curso de Ciências e Tecnologias.

A escrita sempre fez parte da sua vida tendo já inclusive participado em concursos literários. Autora do blogue Excertos de Uma Vida onde escreve essencialmente sobre os meus sentimentos e acontecimentos com maior impacto na sua vida. 

Cátia de Castro Dias

Cátia de Castro Dias

 

Cátia de Castro Dias nasceu a 25-Mar-1977 e é natural da cidade de Patos de Minas, Minas Gerais, Brasil. Possui graduação em História pelo Centro Universitário de Patos de Minas-UNIPAM (1999) e Mestrado em História pela Universidade Federal de Uberlândia-UFU (2005).

Graduanda da Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, Pedagogia, atualmente é professora da Faculdade de Patos de Minas-FPM e da Universidade Presidente Antônio Carlos Magalhães-UNIPAC.

Cecília Barreira

Cecília Barreira

 

Cecília Barreira, Investigadora Integrada no CHAM-Centro de Humanidades e Professora de Cultura Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, já publicou vários livros académicos, entre eles Do Diário de Lisboa à Revista Maria (2016) e Quirino de Jesus e Outros Estudos (2017).

 

Ceferino Carrera

Ceferino Carrera

 

Ceferino Carrera, sobejamente conhecido no meio profissional, trabalhou, ainda muito jovem, no restaurante Tamariz (Estoril), na Cozinha Velha (Palácio de Queluz) e no Hotel Mundial. Como escanção-mor, inaugurou o Palácio Hotel de Vila do Conde e o Hotel Cibra no Estoril. Lecionou aulas na Sala Marquês de Pombal do Hotel Alfa e, desde 1973, exerceu docência na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa.

A nível internacional foi consultor da cadeia hoteleira Husa-Internacional. Em 1983, foi escanção no Pavilhão de Portugal, em Hanôver e representou o nosso país no final do Concurso Internacional da “Cata de Vinos” em… 

Céu Felício

Céu Felício

 

Céu Felício nasceu numa linda aldeia, perto dessa bonita serra que é a Serra do Bussaco.

Menina pobre, mas com um coração muito rico em sentimentos, desde muito cedo, sempre sentiu necessidade de amar o mundo, de abrir-se e comunicar com este. Assim, através da área da saúde, onde trabalha actualmente como auxiliar de enfermagem — trabalho que faz com grande dedicação num hospital na área da sua residência — sabe que pode dar um pouco de si e do seu coração a quem necessita e sofre, por estar doente. 

Conceição Teles de Menezes

 

Conceição Teles de Menezes nasceu e viveu sempre no Porto. Mãe de dois filhos e profes­sora de profissão, nas minúsculas fatias de dia que consegue guardar só para si, vive com a música e com os livros, escuta o mar, fotografa isto e aquilo, recria sombras, colhe flores invi­síveis, escreve cartas e emprega todas as suas forças num incomensurável sonho impossível de perder de vista. Vive-o numa dança perfeita, num mundo de água e de silêncio onde o amor existe e toca levemente as suas mãos quando escrevem histórias que lhe percorrem a pele e que tenta lançar ao vento em gritos infinitos.

Constança Souta

Constança Souta

 

Constança Souta, é licenciada em Gestão de Empresas Turísticas, pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Vive presentemente nos EUA (Bend, Oregon).

Cristiane Rossi

Cristiane Rossi

 

Cristiane Aparecida da Rosa Rossi nasceu em Santa Maria, RS, Brasil. É Mestre em Letras, na área de Literatura Comparada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e, atualmente, está cursando o Doutoramento em Letras, no âmbito dos Estudos Literários, da mesma instituição. A titulação da autora inclui ainda a Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior e Licenciatura em Letras, habilitação em Espanhol e Literaturas Espanholas.

Cristina Pombo

Cristina Pombo

 

A Dr.ª Cristina Pombo com experiência em farmácia e na indústria farmacêutica, foi a primeira portuguesa a fazer o curso de especialista em Homeopatia com o Prof. George Vithoulkas, galardoado em 1996 com o Prémio Nobel Alternativo pelo trabalho desenvolvido com a ciência da Homeopatia.

Para além da prática clínica desde 2008, tem dado, nos últimos anos, workshops e seminários de Homeopatia, continuando anualmente a fazer os cursos de pós-graduação na International Academy of Classical… 

Cristina Rodo

Cristina Rodo

 

Cristina Rodo nasceu em Lisboa, a 17 de Janeiro de 1965. Estudou no Liceu Francês, de onde seguiu para o ARCO (fotografia) e depois para o IADE (desenho têxtil). Não desenvolveu uma carreira, tendo seguido a vida profissional ao sabor do vento, de forma diversificada, nos últimos tempos mais virada para as novas tecnologias. 

Cristina Rodrigues

Cristina Rodrigues

 

Cristina Rodrigues nasceu em 1968, tendo as suas raízes no concelho de Castro Marim, mais concretamente em S. Bartolomeu do Sul, onde moram as primeiras recordações da infância. Tem desenvolvido a sua existência no Sotavento algarvio. Estudou em Vila Real de Santo António, onde passou a adolescência. Após mais alguns anos na zona de Castro Marim, fixou residência em Tavira em 1999, onde criou laços de afinidade com o concelho e seus conterrâneos.