Fernando de Castro Brandão

 

Fernando de Castro Brandão nasceu no Porto em 1943. A infância e a juventude foram passadas em Lisboa, frequentando os Liceus de Pedro Nunes, Gil Vicente e D. João de Castro. Dispensado das provas de aptidão à Universidade da capital, ingressou na respectiva Faculdade de Letras, onde concluiu o curso de História, com uma tese sobre as Relações Diplomáticas Luso-Espanholas no Liberalismo. Convidado para Assistente pelo Prof. Jorge Borges de Macedo, desempenhou funções docentes por dois anos, sendo regente de várias cadeiras e orientador de diversas teses de licenciatura.

Chamado às fileiras militares, prestou serviço como Oficial de Acção Psicológica nas Escolas Práticas de Artilharia e de Administração.

Admitido, por concurso, no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1972, como Adido, é colocado na Repartição das Relações Culturais Externas e na Secção de Cifra. Como 3.º Secretário, é nomeado Cônsul em Porto Alegre (Brasil). Transferido como 1.º Secretário para a Embaixada no México, regressou depois ao quadro interno do Ministério, onde integra o Gabinete do Ministro Jaime Gama. Já como Conselheiro, desempenhará funções de Cônsul-Geral em Boston e Luanda. De novo em Lisboa, ocupou o cargo de Director de Serviços da Repartição das Relações Culturais Externas. Promovido a Ministro Plenipotenciário, serviu como Subchefe do Protocolo do Estado.

Com credenciais de Embaixador, titulou a Embaixada em Islamabad, Paquistão e, como Embaixador não residente, na República das Maldivas. Na Embaixada em Caracas, é acreditado simultaneamente como Embaixador não residente em Antígua e Barbuda, Barbados, Grenada, Guiana, Jamaica, Suriname, Trindade e Tobago. Transferido uma vez mais para o Ministério, assumiu a presidência do Instituto Diplomático. Terminará a carreira como Embaixador ‘full rank’ na República Checa, em 2008.

Jubilado, dedica-se ao estudo e investigação sobre a vida e obra de Oliveira Salazar.

Possui as seguintes condecorações: Grã-Cruz da Ordem do Mérito; Oficial da Ordem do Infante D. Henrique; Cavaleiro da Ordem Militar de Cristo; Grã-Cruz da Ordem do Libertador da Venezuela; Grã-Cruz da Ordem de Francisco Miranda da Venezuela; Grande Oficial da Ordem Do Cruzeiro do Sul do Brasil; Grande Oficial da Ordem de Bernardo O’Higgins do Chile; Comendador da Ordem da Águia Azteca do México; Comendador da Ordem do Mérito da República Popular do Zaire; Oficial da Ordem do Mérito da República Popular do Congo; Cavaleiro da Ordem Real de Dannebrog da Dinamarca.

É, ainda, Académico Honorário da Academia Portuguesa da História.

Fernando de Castro Brandão

Mostrar por página
Ordenado por

Novo Salazar - Faces de um Estadista

Código do produto: 9789898867902

22,50
PVP 25,00 €
Você poupa 10 %
Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento