G


Gabriel Cavaleiro

Gabriel Cavaleiro

 

Gabriel Cavaleiro nasce em Julho de 1941. Aos 5 anos, muda-se de Lisboa para Moçambique, onde frequenta a Escola Primária (era o único “branco”) e o Liceu. Aos 16 anos, é o piloto mais novo a voar sozinho em Moçambique. Em 1960, vive 8 meses no mato como Topógrafo. Ingressa na Força Aérea Portuguesa em 1961, no Curso de Piloto no Chipmunk e no de Harvard T6 em Salamanca. Em 1964, inicia o Curso de Caça a Jato T-33, na Ota. Voa nos F-86 a Base de Monte Real, casa dos “Falcões” e ultrapassa a barreira de som. 

Gabriel de Mariz

Gabriel de Mariz

 

Licenciado em direito pela Universidade de Coimbra, Gabriel de Mariz desempenhou funções de delegado do Trabalho nos distritos de Ponta Delgada e de Portalegre e de presidente da Caixa de Previdência e Abono de Família de Évora e da Caixa de Previdência e Abono de Família dos Ferroviários, Lisboa.

Publicou três livros de poesia, Sonhos Breves, Capricho de Papel e Pela Berma da Estrada e o romance Amo-te.

Gil Duarte

Gil Duarte

 

«Gil Duarte» é um misto de pseudónimo e de heterónimo de um romancista, contista, poeta, ensaísta e crítico cuja identidade secreta só raramente se revela; sabe-se, no entanto, que se trata de um homem de certa idade (como todos os homens), de origem moçambicana, que se dedica ao estudo e ao ensino da filosofia.

Uma das proezas mais espantosas do seu currículo como escritor consiste em nunca ter ganho qualquer prémio literário. Poderia pois, e legitimamente, perguntar-se o que vale um tal escritor: desta vez, terá de ser o leitor a decidir. E sozinho. Nada Mais e o Ciúme é o seu quinto romance: nenhum dos outros quatro se encontra publicado.

Gilberto Couto

Gilberto Couto

 

Gilberto Couto nasceu nos Açores, há 45 anos. É casado e tem 4 filhos.

É médico, consultor em Gastrenterologia, num hospital de Lisboa. Foi Assistente Convidado da Faculdade de Medicina de Lisboa e consultor Científico na Indústria Farmacêutica.

Licenciou-se recentemente em Filosofia. Enquanto revia o livro o autor foi convidado, tendo aceitado, a integrar o Movimento Cívico pela Despenalização da Morte Assistida”.

Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão

Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão

 

Gonçalo de Barros Carvalho e Mello Mourão é diplomata brasileiro, poeta e historiador. Tem três livros de poesia publicados e um de história diplomática do Brasil, além de artigos e ensaios. Publicou uma tradução de Contos de Guillaume Apollinaire e, do mesmo autor, a novela curta O Mago Apodrecido. Pelas edições Vírgula, publicou as traduções da Batracomiomaquia ou A Guerra dos Sapos e dos Ratos, de Homero e dos Diálogos de Meninas, de Luciano de Samosata.

Graça M. Ferreira

Graça M. Ferreira

 

Graça M. Ferreira nasceu a 01/04/49, em Monção. Vive actualmente na Parede, Cascais. Licenciada em Filologia Românica, encontra-se aposentada do ensino secundário. Desde muito jovem que escreve poesia e prosa, tendo recebido alguns prémios e realizado publicações em jornais. Este é o seu segundo romance. Apaixonada pelas viagens, procura as fontes da sua inspiração em locais históricos, onde situa a acção.

Grace Beatriz

Grace Beatriz

 

Grace Beatriz nasceu em Cabo-Verde, na ilha de S. Vicente. Desde muito cedo que se fascinou pelo mundo das letras e das histórias que a faziam viajar no mundo da imaginação.

Terminado o curso Comercial, rumou a Lisboa, matriculando-se numa Universidade. Todavia, por força das circunstâncias, não pôde continuar os estudos. Emigrou para a Holanda, onde continuou a desenvolver os seus saberes e aptidões.

Publicou em 2005 o seu primeiro livro Saudades do Danny, onde relatava a história verídica da vida e morte…