P - R


Paula Neto

Paula Neto

 

“Nasci a 26 de Novembro em Luanda, Angola. Poucas são as recordações ou o cheiro que tenho da minha terra e desde sempre vivo em Portugal. Sou estudante do 10.º ano no Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. Posso traçar-me como uma pessoa exigente, determinada, firme e amigável. Quero seguir o Ensino Superior e estudar Direito. Apesar de serem caminhos distintos, a escrita é a minha vida. E quando não estiver no meio das leis, estarei com certeza por entre as letras. Escrever será sempre a outra parte de mim.” (Paula Neto, autora do livro Ponto de Luz)

Paula Odete Fernandes

Paula Odete Fernandes

 

Paula Odete Fernandes é licenciada em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão, pela Universidade da Beira Interior, e doutorada em Economia Aplicada e Análise Regional pela Universidade de Valladolid (Espanha).

É Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança, onde tem lecionado unidades curriculares no Departamento de Economia e Gestão, no âmbito de licenciaturas e mestrados (nacionais e internacionais), desde dezembro de 1992. É Diretora do Mestrado em Gestão das Organizações,… 

Paulo de Lima Monteiro

Paulo de Lima Monteiro

 

Licenciado em Física, Paulo de Lima Monteiro deu aulas em escolas por todo o país. Trabalhou brevemente no IST, em anos mais recentes.

Paulo Ferreira

Paulo Ferreira

 

Paulo Jorge Silveira Ferreira licenciou-se em Economia na Universidade de Évora e prosseguiu a sua formação académica no Mestrado em Economia na mesma instituição. Terminou recentemente o Doutoramento em Gestão. É docente na Escola Superior Agrária de Elvas, tendo sido investigador durante vários anos na Universidade de Évora. Lecionou a disciplina de Introdução à Economia na Universidade Moderna (pólo de Beja) e a disciplina de Econometria Financeira, na Universidade Metodista de Luanda, Angola. 

Paulo Frederico Ferreira Gonçalves

 

Paulo Gonçalves nasceu e vive no Porto. É licenciado em Ciências Históricas e Mestre em História Ibero-Americana. É professor e investigador e, neste âmbito, escreveu vários artigos em revistas da especialidade sobre a presença portuguesa em África e Brasil. Colaborou igualmente em jornais e revistas de Educação, onde tem publicado numerosos artigos sobre práticas pedagógicas tendo publicado neste domínio o ensaio Problemas de liberdade educativa em contexto neoliberal.

Mas são a poesia e a ficção narrativa que mais o desafiam. Publicou os romances A Caixa Oriental e Outras Histórias, os contos Só Quase, Dois Homens à Beira do Lago, Morte no Cais, O desentupidor e o livro de poemas Entre mar e terra. 

Paulo Paca

Paulo Paca

 

Paulo Paca nasceu em 1981 no Uíge em Angola. Filho de Daniel Paca e de Isabel Luzala, uma família modesta e humilde onde imperava o amor no seio de uma guerra civil que impossibilitou que concluísse os estudos do secundário.

Deixou Angola em 1998 rumo a Holanda onde encontrou refúgio e paz. Foi recebido por alguns Centros de Acolhimento para Refugiados. Com muita perseverança, realizou alguns cursos Técnicos que lhe permitiram aceder ao mercado de trabalho.

Paulo Salústio

Paulo Salústio

 

Paulo Salústio nasceu em 18 de setembro de 1962 em Mangualde. Estudou na Escola Secundária Felismina Alcântara, Mangualde e na Escola Secundária Alves Martins, Viseu. É Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Ramo Indústria, em 3 de outubro de 1988 e Mestre em Tecnologia Farmacêutica, Área de Farmacotecnia, em 2 de julho de 2003, pela Faculdade de Farmácia das Universidade do porto (FFUP). Doutorou-se no ramo de Farmácia, especialidade Tecnologia Farmacêutica, em 23 de julho de 2009, pela Faculdade da Universidade de Lisboa (FFUL).

Desenvolve funções de docência na FFUL desde 2001. 

Pedro Balaus Custódio

Pedro Balaus Custódio

 

Pedro Balaus Custódio é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987), especializado em Ensino do Português pela mesma faculdade (1989) e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992). Em 2004, doutorou-se em Didática da Literatura na Universidade de Coimbra.

É investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de… 

Pedro de Abreu Peixoto

Pedro de Abreu Peixoto

 

Pedro de Abreu Peixoto nasceu em Lisboa em 1963, no tradicional bairro de Alfama, sendo desde muito cedo marcado pelos cantares do fado. A sua poesia ressente-se dos cantadores que enchiam o seu imaginário de histórias de amores impossíveis e alegrias improváveis. Começa desde os catorze anos a ler a poesia de Alexandre O’Neill, familiar que o marca profundamente pelo seu apego à frontalidade e à verdade, como é forte a marca de Sophia de Mello Breyner Andersen, pela doçura com que encara o pragmatismo da vida quotidiana. 

Pedro F. Alpendre

Pedro F. Alpendre

 

Pedro Frazão Alpendre é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são Dinâmica dos Nutrientes, Fertilidade do Solo e Fertilização das Culturas.

Em termos de actividade pedagógica lecciona nas unidades curriculares de Tecnologia do Solo e das Culturas e de Fertilização e Fertilidade do Solo, da Licenciatura em Agronomia da Universidade de Évora, e nos mestrados de Viticultura e Enologia, de Olivicultura e Azeite e na Pós-graduação de Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e… 

Pedro Miguel Lázaro

Pedro Miguel Lázaro

 

Pedro Miguel Lázaro nasceu em maio de 1970 e é formado em guitarra clássica, música e história da música. Começou o seu percurso espiritual no ano de 2000 com uma terapeuta de renome.

Desde 2001 tem frequentado cursos e workshops na área da espiritualidade e das terapias holísticas. Tornou-se terapeuta em 2004, em diversas áreas das terapias holísticas, nomeadamente, Terapia Integrada Astral e a Leitura da Alma, as Meditações Marianas, Tarot, Coaching, Radiestesia e Karuna Reiki, entre outras.

Pedro Ribeiro da Cunha

Pedro Ribeiro da Cunha

 

Pedro Infante de la Cerda Ribeiro da Cunha nasceu em Lisboa, na Freguesia de São Sebastião da Pedreira, em 20 de Julho de 1944.

Depois de ter frequentado o Colégio dos Maristas (Champagnat) e o Liceu Pedro Nunes, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, nunca tendo exercido a profissão de Engenheiro.

Desde muito cedo dedicou-se à Gestão, tendo sido Consultor e Administrador de muitas Empresas em Portugal, no Brasil e em Inglaterra.

Pedro Rodrigues Costa

Pedro Rodrigues Costa

 

Pedro Rodrigues Costa é sociólogo e doutor em Ciências da Comunicação, com especialização em Sociologia da Comunicação e informação. É investigador no Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. É ainda CEO da empresa ASPECTU - Estudos de Mercado, Sondagens de Opinião e Produção de Conteúdos. 

Preta E. Santo

Preta E. Santo

 

Preta E. Santo nasceu em Luanda, Angola. Escreve romances eróticos, nos quais demonstra um pouco da vida no seu país, o intercâmbio de culturas e o dia-a-dia de algumas famílias da classe média. Autora dos romances Sem Alma e Enrico. É igualmente artesã.

Rafael Branco

Rafael Branco

 

Joaquim Rafael Branco nasceu em São Tomé, a 7 de Setembro de 1953. Tem uma licenciatura em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão de Empresas.

Embaixador de Carreira, representou o país na Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos da América, Canadá e Brasil. Foi Secretário Executivo Adjunto da CPLP. Desempenhou vários cargos governamentais nos sectores da Educação, Finanças, Economia, Negócios Estrangeiros, Obras Públicas e Petróleo e foi Primeiro-ministro e Chefe de Governo. 

Rafaela Cota da Silva

Rafaela Cota da Silva

 

Rafaela Cota da Silva é Licenciada em Interpretação da Língua Gestual Portuguesa, 2008, é Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio com uma tese sobre SignWriting, 2012, tendo o Título de Especialista em Línguas e Literaturas Maternas, 2019. Frequenta o Programa de Doutoramento em Linguística, Universidade de Évora. Desde 2008, exerce funções de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo vindo a colaborar enquanto docente desde 2014.

É membro da equipa de intérpretes do Santuário de Fátima e membro da equipa de intérpretes da Federação… 

Ramiro Veríssimo

Ramiro Veríssimo

 

Nascido em 1951, o Professor Ramiro Veríssimo licenciou-se em Medicina, especializando-se depois em Psiquiatria e vindo a obter o seu doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é atualmente Professor agregado.

Com competência reconhecida pelo International College of Psychosomatic Medicine, tem como área de eleição… 

Raul Ressano Garcia

 

Raul Ressano Garcia é Licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada, Pós-Graduado em Tecnologias e Ciências da Informação e Mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI/UNL.

Trabalhou na área financeira em empresas ligadas ao catering e à assistência em viagem. Lecciona, desde há cerca de 10 anos, na ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde é actualmente Professor Adjunto, na área financeira. Foi, no seio da mesma Escola, Presidente do CESTUR - Centro de Estudos do Turismo.

Renor Ribeiro

Renor Ribeiro

 

Renor Ribeiro é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União – CGU, Mestre em Administração Publica com ênfase em gestão de riscos e auditoria interna pela Universidade do Minho/Portugal, Especialista em Planejamento Educacional e em Administração Pública, certificado pela ISO 31000 pelo Risk Managent Professional, Engenheiro Mecânico pela UFC, Técnico em Gestão da Produção pelo SENAI e Técnico em Contabilidade pela SEDUC/CE.

É também pesquisador/investigador na área de gestão de riscos, compliance, gestão da qualidade e gestão… 

Ricardo Pinheiro

Ricardo Pinheiro

 

Ricardo Pinheiro é licenciado em Direito, advogado desde 2004 e este é o seu primeiro livro publicado.

 

Ricardo Regalado

Ricardo Regalado

 

Ricardo Regalado, de 24 anos, é natural de Mamarrosa, uma pequena vila na Bairrada. Licenciou-se em teatro e é mestre em Estudos Artísticos. Começou a escrever desde cedo: Prosa, Poesia e teatro. Mas só aos 21 anos publicou o seu primeiro livro, Carta a Nunes Alferes ou Para ser Lida Amanhã, com edição da Promob Associação.

Tem trabalhado ao longo da sua curta carreira em prol da cultura e em defesa do património literário da sua terra e da sua gente. Essa inegável ligação à Terra revela-se de maneira inequívoca através desta obra, o seu primeiro Romance.

Ricardo Roque

Ricardo Roque

 

Ricardo Roque nasceu em Lisboa, em 1983. O autor é a favor da natureza, do progresso da ciência e acredita em Deus. A experiência, a sua e a dos outros, é a sua bagagem. Deslumbra-se com pouco, mas encanta-se com quase tudo. Tem a sorte de ser um homem simples que aceita e respeita os que lhe são diferentes. Para ele, o mundo é uma nação onde todos os homens nascem iguais.

Esta é a sua primeira obra e o seu intuito uma chamada à consciência de cada um. Se queremos um mundo… 

Rogério Barros Costa

Rogério Barros Costa

 

Rogério Barros Costa nasceu em Lisboa, onde estudou e se licenciou em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (ISEG). Ao longo da sua actividade profissional, colheu uma vasta experiência em diversos domínios de actividade, da banca à indústria, passando pelos serviços, tendo sempre exercido funções de relevo ao mais alto nível de direcção de empresas, dentro e fora de Portugal. 

Rolando Pires Teixeira

Rolando Pires Teixeira

 

Rolando Pires Teixeira é natural de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços, em Trás-os-Montes, e concluiu os estudos secundários no liceu de Chaves, após o que entrou na Faculdade de Direito de Lisboa, fixando desde então residência nesta cidade desde, até à actualidade. Em 1970/71 integrou a Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa e após a conclusão do curso de Direito passou a dedicar-se em exclusivo ao… 

Rómulo Duque

Rómulo Duque

 

Rómulo Duque nasceu em Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, em 1961, e ali passou a sua infância e juventude. Sempre esteve ligado à preservação das tradições e dos costumes locais que considera serem a fonte do saber e da aprendizagem dos povos, que assim contribuem para o crescimento da nossa Cultura colectiva. Quanto mais sabemos, mais e melhor podemos observar e respeitar as tradições que nos levam pelos caminhos do Bem, da Verdade e da Beleza.

Rosa Lobato de Faria

Rosa Lobato de Faria

 

Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa, em Abril de 1932 e morreu, também em Lisboa, em 2 de Fevereiro de 2010.

Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008). 

Rosa Montez

Rosa Montez

 

Rosa Montez é educadora de infância, mestre em Arte e Educação, formadora e organizadora/dinamizadora de projetos artístico-educativos para a infância, para profissionais de educação e instituições culturais.

Rosalina Reis

 

Maria Rosalina C. M. Reis, tem como habilitação Académica o Curso Complementar dos Liceus, vários cursos intensivos de formação profissional na área de Contabilidade e Finanças e um curso de especialização em Gestão Autárquica Avançada, ministrado pela Universidade Independente, designadamente o “Curso de Pós Graduação em Gestão Autárquica Avançada”. 

Rui Coelho e Campos

Rui Coelho e Campos

 

Rui Coelho e Campos foi alferes miliciano de infantaria numa Companhia de Intervenção em Moçambique, durante a Guerra Colonial.

É advogado e integrou a Direcção e Administração em Seguradoras da Economia Social em relação com instituições congéneres em diversos países europeus.

Rui M. A. Machado

Rui M. A. Machado

 

Rui Manuel de Almeida Machado é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são principalmente na área da dinâmica e modelação do enraizamento e gestão sustentável da aplicação da água e dos nutrientes às culturas hortícolas. Tem efetuado estágios em diferentes instituições de investigação, quer na Europa, quer nos Estados Unidos. 

Rui Mota

Rui Mota

 

Rui Mota completou, em 2009, o curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária na UTAD. Realizou o seu estágio curricular no Hospital de Referência Veterinária Montenegro, na Clínica Veterinária da Lagoa e no Serviço de Cardiologia do Small Animal Teaching Hospital, University of Liverpool. No mesmo ano, iniciou a sua atividade profissional no Hospital de Referência Veterinária Montenegro. Apresenta como principais áreas de interesse a Neurologia, a Cardiologia e a Imagiologia. Frequentou a pós-graduação GPCert (Small Animal Practice) da ESVPS.

Desde Setembro de 2011 que é o responsável clínico do Centro de Imagem Montenegro. Realizou diversas… 

Rui Pereira

Rui Pereira

 

Rui Pereira é tarólogo profissional há vários anos, e apesar da sua formação académica na área de Gestão de Hotelaria e Turismo, foi o gosto pelas ciências esotéricas que o levaram, desde cedo, a uma busca de conhecimento nesta área. Em criança despertou para a espiritualidade e, dedicou-se de forma autodidacta ao estudo da doutrina, mas sentiu que precisava de fazer crescer o seu índice de “mediunidade” e viajou até ao Brasil onde frequentou cursos e apurou as suas capacidades de medium.