Ana Paula Almeida acalentou, durante anos, o sonho de ser psicóloga. Casou cedo, ainda menor. Filha de um Técnico Oficial de Contas e de uma excelente dona de casa, coisa que ela nunca foi, tinha como hobby fazer quadros, pintar e escrever. Nasceu rodeada de livros sobre a guerra de África, a colonização e política, os quais nunca abriu, mas também sobre ciência e religião, factor que contribuiu significativamente para a sua formação e elaboração da sua obra, visto ter passado a sua infância em África e ter estudado num colégio de freiras. ►
“Nasci a 26 de Novembro em Luanda, Angola. Poucas são as recordações ou o cheiro que tenho da minha terra e desde sempre vivo em Portugal. Sou estudante do 10.º ano no Curso Científico-Humanístico de Línguas e Humanidades. Posso traçar-me como uma pessoa exigente, determinada, firme e amigável. Quero seguir o Ensino Superior e estudar Direito. Apesar de serem caminhos distintos, a escrita é a minha vida. E quando não estiver no meio das leis, estarei com certeza por entre as letras. Escrever será sempre a outra parte de mim.” (Paula Neto, autora do livro Ponto de Luz)
Paula Odete Fernandes é licenciada em Gestão de Empresas e Mestre em Gestão, pela Universidade da Beira Interior, e doutorada em Economia Aplicada e Análise Regional pela Universidade de Valladolid (Espanha).
É Professora Coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Bragança, onde tem lecionado unidades curriculares no Departamento de Economia e Gestão, no âmbito de licenciaturas e mestrados (nacionais e internacionais), desde dezembro de 1992. É Diretora do Mestrado em Gestão das Organizações,… ►
Paula Sá Carvalho, natural de Lisboa, é licenciada em Línguas e Literaturas e vive no Luxemburgo desde 1988. É autora de Deixem-me ouvir o silêncio, romance que publicou em 2007. É também autora de contos e poesia e publica com alguma frequência no seu blogue aspalavraseossentidos.blogspot.com e também no jornal online Bom Dia Luxemburgo.
No ano de 2022, participou na Antologia Poetas lusófonos na diáspora, IV volume, pela Oxalá editora. Ainda… ►
Licenciado em Física, Paulo de Lima Monteiro deu aulas em escolas por todo o país. Trabalhou brevemente no IST, em anos mais recentes.
Paulo Jorge Silveira Ferreira licenciou-se em Economia na Universidade de Évora e prosseguiu a sua formação académica no Mestrado em Economia na mesma instituição. Terminou recentemente o Doutoramento em Gestão. É docente na Escola Superior Agrária de Elvas, tendo sido investigador durante vários anos na Universidade de Évora. Lecionou a disciplina de Introdução à Economia na Universidade Moderna (pólo de Beja) e a disciplina de Econometria Financeira, na Universidade Metodista de Luanda, Angola. ►
Paulo Gonçalves nasceu e vive no Porto. É licenciado em Ciências Históricas e Mestre em História Ibero-Americana. É professor e investigador e, neste âmbito, escreveu vários artigos em revistas da especialidade sobre a presença portuguesa em África e Brasil. Colaborou igualmente em jornais e revistas de Educação, onde tem publicado numerosos artigos sobre práticas pedagógicas tendo publicado neste domínio o ensaio Problemas de liberdade educativa em contexto neoliberal.
Mas são a poesia e a ficção narrativa que mais o desafiam. Publicou os romances A Caixa Oriental e Outras Histórias, os contos Só Quase, Dois Homens à Beira do Lago, Morte no Cais, O desentupidor e o livro de poemas Entre mar e terra. ►
Paulo Paca nasceu em 1981 no Uíge em Angola. Filho de Daniel Paca e de Isabel Luzala, uma família modesta e humilde onde imperava o amor no seio de uma guerra civil que impossibilitou que concluísse os estudos do secundário.
Deixou Angola em 1998 rumo a Holanda onde encontrou refúgio e paz. Foi recebido por alguns Centros de Acolhimento para Refugiados. Com muita perseverança, realizou alguns cursos Técnicos que lhe permitiram aceder ao mercado de trabalho.
Em 2019, publicou o livro "Uma História de Vida – Prós e Contras da Emigração”.
Paulo Salústio nasceu em 18 de setembro de 1962 em Mangualde. Estudou na Escola Secundária Felismina Alcântara, Mangualde e na Escola Secundária Alves Martins, Viseu. É Licenciado em Ciências Farmacêuticas, Ramo Indústria, em 3 de outubro de 1988 e Mestre em Tecnologia Farmacêutica, Área de Farmacotecnia, em 2 de julho de 2003, pela Faculdade de Farmácia das Universidade do porto (FFUP). Doutorou-se no ramo de Farmácia, especialidade Tecnologia Farmacêutica, em 23 de julho de 2009, pela Faculdade da Universidade de Lisboa (FFUL).
Desenvolve funções de docência na FFUL desde 2001. ►
Pedro Balaus Custódio é licenciado em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Franceses na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987), especializado em Ensino do Português pela mesma faculdade (1989) e Mestre em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1992). Em 2004, doutorou-se em Didática da Literatura na Universidade de Coimbra.
É investigador integrado do Centro de Literatura Portuguesa da Faculdade de Letras da Universidade de… ►
Pedro de Abreu Peixoto nasceu em Lisboa em 1963, no tradicional bairro de Alfama, sendo desde muito cedo marcado pelos cantares do fado. A sua poesia ressente-se dos cantadores que enchiam o seu imaginário de histórias de amores impossíveis e alegrias improváveis. Começa desde os catorze anos a ler a poesia de Alexandre O’Neill, familiar que o marca profundamente pelo seu apego à frontalidade e à verdade, como é forte a marca de Sophia de Mello Breyner Andersen, pela doçura com que encara o pragmatismo da vida quotidiana. ►
Pedro de Castro nasceu a 20 de Fevereiro de 1986, em Lisboa. Tirou o Curso de Cozinha/Pastelaria na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril. Efectuou estágios em hóteis como Tivoli, Ritz Charlton Penha Longa e alguns restaurantes de nome na linha de Cascais, e ainda estágio internacional Vila Galé Fortaleza. Iniciou o seu percurso profissional no restaurante 100 Mordomias, ainda antes de… ►
Pedro Frazão Alpendre é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são Dinâmica dos Nutrientes, Fertilidade do Solo e Fertilização das Culturas.
Em termos de actividade pedagógica lecciona nas unidades curriculares de Tecnologia do Solo e das Culturas e de Fertilização e Fertilidade do Solo, da Licenciatura em Agronomia da Universidade de Évora, e nos mestrados de Viticultura e Enologia, de Olivicultura e Azeite e na Pós-graduação de Nutrição Vegetal, Fertilidade do Solo e… ►
Pedro Miguel Lázaro nasceu em maio de 1970 e é formado em guitarra clássica, música e história da música. Começou o seu percurso espiritual no ano de 2000 com uma terapeuta de renome.
Desde 2001 tem frequentado cursos e workshops na área da espiritualidade e das terapias holísticas. Tornou-se terapeuta em 2004, em diversas áreas das terapias holísticas, nomeadamente, Terapia Integrada Astral e a Leitura da Alma, as Meditações Marianas, Tarot, Coaching, Radiestesia e Karuna Reiki, entre outras.
Pedro Oliveira é licenciado em Língua Gestual Portuguesa – Ramo de Interpretação pela Escola Superior de Educação de Coimbra. Iniciou a sua carreira profissional em 2015 a colaborar na Escola Superior de Educação, como Intérprete de Língua Gestual Portuguesa. Ao longo dos anos tem vindo atuar em diversos contextos como intérprete.
É cofundador de dois projetos, MusicSign, onde se dedica à interpretação de músicas e o SignaPoesis, com… ►
Pedro Infante de la Cerda Ribeiro da Cunha nasceu em Lisboa, na Freguesia de São Sebastião da Pedreira, em 20 de Julho de 1944.
Depois de ter frequentado o Colégio dos Maristas (Champagnat) e o Liceu Pedro Nunes, licenciou-se em Engenharia Químico-Industrial pelo Instituto Superior Técnico, nunca tendo exercido a profissão de Engenheiro.
Desde muito cedo dedicou-se à Gestão, tendo sido Consultor e Administrador de muitas Empresas em Portugal, no Brasil e em Inglaterra.
Pedro Rodrigues Costa é sociólogo e doutor em Ciências da Comunicação, com especialização em Sociologia da Comunicação e informação. É investigador no Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minho. É ainda CEO da empresa ASPECTU - Estudos de Mercado, Sondagens de Opinião e Produção de Conteúdos. ►
Preta E. Santo nasceu em Luanda, Angola. Escreve romances eróticos, nos quais demonstra um pouco da vida no seu país, o intercâmbio de culturas e o dia-a-dia de algumas famílias da classe média. Autora dos romances Sem Alma e Enrico. É igualmente artesã.
Joaquim Rafael Branco nasceu em São Tomé, a 7 de Setembro de 1953. Tem uma licenciatura em Relações Internacionais e uma pós-graduação em Gestão de Empresas.
Embaixador de Carreira, representou o país na Organização das Nações Unidas, nos Estados Unidos da América, Canadá e Brasil. Foi Secretário Executivo Adjunto da CPLP. Desempenhou vários cargos governamentais nos sectores da Educação, Finanças, Economia, Negócios Estrangeiros, Obras Públicas e Petróleo e foi Primeiro-ministro e Chefe de Governo. ►
Rafaela Cota da Silva é Licenciada em Interpretação da Língua Gestual Portuguesa, 2008, é Mestre em Comunicação Alternativa e Tecnologias de Apoio com uma tese sobre SignWriting, 2012, tendo o Título de Especialista em Línguas e Literaturas Maternas, 2019. Frequenta o Programa de Doutoramento em Linguística, Universidade de Évora. Desde 2008, exerce funções de Intérprete de Língua Gestual Portuguesa na Escola Superior de Educação de Coimbra, tendo vindo a colaborar enquanto docente desde 2014.
É membro da equipa de intérpretes do Santuário de Fátima e membro da equipa de intérpretes da Federação… ►
Nascido em 1951, o Professor Ramiro Veríssimo licenciou-se em Medicina, especializando-se depois em Psiquiatria e vindo a obter o seu doutoramento pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é atualmente Professor agregado.
Com competência reconhecida pelo International College of Psychosomatic Medicine, tem como área de eleição… ►
Raul Ressano Garcia é Licenciado em Gestão pela Universidade Lusíada, Pós-Graduado em Tecnologias e Ciências da Informação e Mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo ISEGI/UNL.
Trabalhou na área financeira em empresas ligadas ao catering e à assistência em viagem. Lecciona, desde há cerca de 10 anos, na ESHTE - Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, onde é actualmente Professor Adjunto, na área financeira. Foi, no seio da mesma Escola, Presidente do CESTUR - Centro de Estudos do Turismo.
Renor Ribeiro é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União – CGU, Mestre em Administração Publica com ênfase em gestão de riscos e auditoria interna pela Universidade do Minho/Portugal, Especialista em Planejamento Educacional e em Administração Pública, certificado pela ISO 31000 pelo Risk Managent Professional, Engenheiro Mecânico pela UFC, Técnico em Gestão da Produção pelo SENAI e Técnico em Contabilidade pela SEDUC/CE.
É também pesquisador/investigador na área de gestão de riscos, compliance, gestão da qualidade e gestão… ►
Ricardo Pinheiro é licenciado em Direito, advogado desde 2004 e este é o seu primeiro livro publicado.
Ricardo Regalado, de 24 anos, é natural de Mamarrosa, uma pequena vila na Bairrada. Licenciou-se em teatro e é mestre em Estudos Artísticos. Começou a escrever desde cedo: Prosa, Poesia e teatro. Mas só aos 21 anos publicou o seu primeiro livro, Carta a Nunes Alferes ou Para ser Lida Amanhã, com edição da Promob Associação.
Tem trabalhado ao longo da sua curta carreira em prol da cultura e em defesa do património literário da sua terra e da sua gente. Essa inegável ligação à Terra revela-se de maneira inequívoca através desta obra, o seu primeiro Romance.
Ricardo Salgueiro Roque nasceu em Lisboa, em 1983. O autor é a favor da natureza, do progresso da ciência e acredita em Deus. A experiência, a sua e a dos outros, é a sua bagagem. Deslumbra-se com pouco, mas encanta-se com quase tudo. Tem a sorte de ser um homem simples que aceita e respeita os que lhe são diferentes. Para ele, o mundo é uma nação onde todos os homens nascem iguais.
Esta é a sua primeira obra e o seu intuito uma chamada à consciência de cada um. Se queremos um mundo… ►
“Alma antiga num mundo que não tem lugar para estas pessoas. É a pessoa mais simples e mais complexa que conheço: consegue conquistas com um sorriso para no segundo a seguir fechar os portões do seu mundo. É especial. É um grande amigo mesmo nas suas ausências e sabe sempre como regressar. É um ‘guerreiro’ (palavra dele). As suas lutas são incompreensíveis ao comum mortal; gosto de pensar que a luz lhe surge de quando em quando. É uma muralha, que suporta a dor de ser em cada segundo, minuto, hora, dia, mês, ano que passa… ►
Rogério Barros Costa nasceu em Lisboa, onde estudou e se licenciou em Economia pelo Instituto Superior de Economia de Lisboa (ISEG). Ao longo da sua actividade profissional, colheu uma vasta experiência em diversos domínios de actividade, da banca à indústria, passando pelos serviços, tendo sempre exercido funções de relevo ao mais alto nível de direcção de empresas, dentro e fora de Portugal. ►
Rolando Pires Teixeira é natural de Fornos do Pinhal, concelho de Valpaços, em Trás-os-Montes, e concluiu os estudos secundários no liceu de Chaves, após o que entrou na Faculdade de Direito de Lisboa, fixando desde então residência nesta cidade desde, até à actualidade. Em 1970/71 integrou a Direcção da Associação de Estudantes da Faculdade de Direito de Lisboa e após a conclusão do curso de Direito passou a dedicar-se em exclusivo ao… ►
Rómulo Duque nasceu em Felgar, concelho de Torre de Moncorvo, em 1961, e ali passou a sua infância e juventude. Sempre esteve ligado à preservação das tradições e dos costumes locais que considera serem a fonte do saber e da aprendizagem dos povos, que assim contribuem para o crescimento da nossa Cultura colectiva. Quanto mais sabemos, mais e melhor podemos observar e respeitar as tradições que nos levam pelos caminhos do Bem, da Verdade e da Beleza.
Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa, em Abril de 1932 e morreu, também em Lisboa, em 2 de Fevereiro de 2010.
Poeta e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008). ►
Rosa Montez é educadora de infância, mestre em Arte e Educação, formadora e organizadora/dinamizadora de projetos artístico-educativos para a infância, para profissionais de educação e instituições culturais.
Maria Rosalina C. M. Reis, tem como habilitação Académica o Curso Complementar dos Liceus, vários cursos intensivos de formação profissional na área de Contabilidade e Finanças e um curso de especialização em Gestão Autárquica Avançada, ministrado pela Universidade Independente, designadamente o “Curso de Pós Graduação em Gestão Autárquica Avançada”. ►
Rui Coelho e Campos foi alferes miliciano de infantaria numa Companhia de Intervenção em Moçambique, durante a Guerra Colonial.
É advogado e integrou a Direcção e Administração em Seguradoras da Economia Social em relação com instituições congéneres em diversos países europeus.
Rui Manuel de Almeida Machado é doutorado em Ciências Agrárias e Professor Auxiliar na Universidade de Évora. Os seus actuais interesses de investigação são principalmente na área da dinâmica e modelação do enraizamento e gestão sustentável da aplicação da água e dos nutrientes às culturas hortícolas. Tem efetuado estágios em diferentes instituições de investigação, quer na Europa, quer nos Estados Unidos. ►
Rui Mota completou, em 2009, o curso de Mestrado Integrado em Medicina Veterinária na UTAD. Realizou o seu estágio curricular no Hospital de Referência Veterinária Montenegro, na Clínica Veterinária da Lagoa e no Serviço de Cardiologia do Small Animal Teaching Hospital, University of Liverpool. No mesmo ano, iniciou a sua atividade profissional no Hospital de Referência Veterinária Montenegro. Apresenta como principais áreas de interesse a Neurologia, a Cardiologia e a Imagiologia. Frequentou a pós-graduação GPCert (Small Animal Practice) da ESVPS.
Desde Setembro de 2011 que é o responsável clínico do Centro de Imagem Montenegro. Realizou diversas… ►
Rui Pereira é tarólogo profissional há vários anos, e apesar da sua formação académica na área de Gestão de Hotelaria e Turismo, foi o gosto pelas ciências esotéricas que o levaram, desde cedo, a uma busca de conhecimento nesta área. Em criança despertou para a espiritualidade e, dedicou-se de forma autodidacta ao estudo da doutrina, mas sentiu que precisava de fazer crescer o seu índice de “mediunidade” e viajou até ao Brasil onde frequentou cursos e apurou as suas capacidades de medium. ►