Novo

Pela Vida, de Passagem...

Código do produto: 9789899028630

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

18,20

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Pela Vida, de Passagem…

(Quase) Memórias, o que a Vida me ensinou…

de: Agostinho Cadete


Sinopse


Vivendo a infância na quietude da província num meio pequeno e fechado, atrasado e pobre, misto de urbano e rural, um jovem vê-se compelido no início dos anos 60 do século passado a emigrar para a grande urbe, fazer-se à vida, como tantos, em busca de um futuro melhor.

Perante a grandeza do que vê e o deslumbramento que sente, a par do receio que o invade, não lhe falta ânimo, alguma ambição e clarividência de pensamento, bastantes para perceber o que quer, que caminhos trilhar para conseguir os objetivos que se propôs. Para atingir o desiderato viu uma saída: muito estudo e trabalho árduo.

Os gloriosos anos 60 prosseguiam a bom ritmo. Entre trabalho e estudo e parca diversão entra na Universidade mas é, entretanto, apanhado pela prestação do serviço militar obrigatório. Enviado para a Guiné-Bissau, passa dois anos na guerra e, ao regressar, espera-o o casamento.

Longe de cumprido o objetivo que se propôs quando rumou a Lisboa e sempre com a bússola por perto não se deixou deslumbrar, nem perder, nem desviar dos objetivos que traçou, continuando o trabalho intenso durante o dia e o estudo interessado em pós-laboral, agora reforçados por responsabilidades familiares com o nascimento de um filho.  

Com a atividade profissional a ser recompensada por via de funções que no contexto profissional eram crescentes e exigentes, é confrontado, quase que de supetão, com a Revolução de 74 que irá dar início a uma nova era, obrigando-o durante alguns anos a envolver-se numa tentativa de salvar a empresa onde trabalhava e a que os pendores revolucionários o obrigavam.  

É com a Revolução que no âmbito das responsabilidades inerentes às funções que desempenhava na empresa onde colaborava, que se consolida um sentimento intenso: verdadeira paixão pela Justiça e pelo Direito e que o conduzem à Advocacia.

Viaja quando pode para conhecer um pouco do mundo que o rodeia e que o levam a locais fabulosos que jamais imaginaria conhecer, proporcionando-lhe conhecimentos e encontros e reencontros pessoais.

Entre gostos e desgostos, venturas e desventuras, a vida vai continuando. O trabalho, esse, repartido entre a gestão e a advocacia, fluindo, tornando-se mais uma paixão do que uma obrigação, porque os objetivos traçados vão-se alcançando, antes mesmo do tempo previsto.
Deixa a gestão empresarial para se dedicar em exclusivo à advocacia, paixão tardia mas materializada em momentos inolvidáveis e compensadores de uma profissão dura mas de uma enorme nobreza. 

Aos 75 anos de idade, no ocaso da vida, bafejado por um matrimónio de 50 anos, considera que a missão está cumprida e que é tempo de repensar o futuro, no fundo, agarrar o tempo que ainda lhe resta.

Inopinadamente, a maldita pandemia chegou, trocando as voltas, alterando os dados, adiando projetos.

Mas a vida, essa continua e só resta esperar que a Covid passe ou sofra mutações que a tornem numa banal doença sazonal, para que a vida, finalmente, prossiga com a normalidade desejada.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789899028630
Chancela editorial Edições Ex Libris ®
Data de publicação 30/06/2022
Idioma Português
Formato (fechado) 160 x 240 mm
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 494
Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Paulo Resende

Procurar também nestas categorias: Agostinho Cadete, Edições Ex Libris ®, Memórias, vivências e testemunhos, Homepage, Os nossos Livros