Peregrinação ao Mundo encantado das Crianças

Código do produto: 9789898867513

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

15,00

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



Peregrinação ao Mundo encantado das Crianças

(O Desenho na Escola e outros textos pedagógicos)

de: Afonso Duarte

Recolha de textos e notas de: Mário Araújo Torres


Sinopse


Se a obra poética de Afonso Duarte (Ereira, 1884 - Coimbra, 1958) continua pouco conhecida, apesar das recolhas completas feitas pela Plátano Editora (1974) e pela Imprensa Nacional (2008), mais chocante é o completo esquecimento da sua valiosa obra pedagógica e etnográfica, desenvolvida na Escola Normal Primária de Coimbra, onde foi professor de Desenho desde o início do funcionamento da Escola, em 1919, até 1932, ano em que foi compelido à aposentação pelo Estado Novo.

Nos apontamentos biobibliográficos elaborados por Carlos de Oliveira e João José Cochofel, que acompanham a recolha da sua Obra Poética (Iniciativas Editoriais, Lisboa, 1956), recorda-se que: “Afonso Duarte fala com frequência de um outro trabalho que a sua saída da Escola Normal Primária lhe não permitiu levar a cabo. Chegou a reunir ainda consideráveis materiais, mas não pôde concretizar o projeto tanto tempo acalentado: uma Peregrinação ao mundo encantado das crianças, que teria sido, conforme a sonhava o poeta, uma longa e apaixonada exploração pelos domínios maravilhosos do desenho infantil. As prosas de Afonso Duarte pedem de há muito uma edição conjunta, que as arranque às contingências da sua publicação ocasional e lhes dê o relevo que merecem”.

Respondendo finalmente a esse desafio, no presente volume procede-se à recolha integral dos textos de Afonso Duarte sobre temas pedagógicos, editados em livro ou insertos em publicações periódicas, reproduzem-se as entrevistas por ele concedidas, com alusões à sua experiência como professor e ao estado do ensino em Portugal, e transcrevem-se textos de diversos autores sobre a sua relevante atividade nesse domínio.

Em 1918, em “O Ciclo do Natal na Literatura Oral Portuguesa seguido de Um Esquema do Cancioneiro Popular Português”, as edições Ex-Libris já haviam publicado os textos de Afonso Duarte de natureza etnográfica.


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789898867513
Data de publicação 28/02/2019
Idioma Português
Formato (fechado) 150 x 230 mm
Tipo de encadernação Capa mole (brochado) com badanas
N.º de páginas 214
Coordenação / Seleção / Compilação

Mário Araújo Torres

Grafismo da capa Ângela Espinha
Paginação gráfica Alda Teixeira

Também recomendamos

do mesmo autor
do mesmo coordenador
do mesmo coordenador
do mesmo coordenador
do mesmo coordenador

Procurar também nestas categorias: Afonso Duarte, Edições Ex Libris ®, Livros técnicos, documentais ou de referência, Os nossos Livros