A Nuvem e a Árvore | O sapo rabugento

Código do produto: 9789899748408

Envio no prazo de 2 dias úteis, após pagamento

PVP 16,60 €
10,00
Você poupa 40 %

IVA incluído à taxa legal vigente
Encargos de expedição não incluídos



A Nuvem e a Árvore | O sapo rabugento

de: Maria de Fátima Vieira Rodrigues


Sinopse


«Foi com encantamento que aceitei fazer o prefácio para este livro para crianças que me acabou de chegar às mãos. Eu já conhecia as duas histórias que compõem o belo livro para o pequeno leitor A nuvem e a árvore, pois fiz parte do júri do Prémio Poesia e Ficção de Almada/2010 que o destacou, juntamente com a escritora Elsa Rodrigues Santos, Presidente da Sociedade de Língua Portuguesa e o estimado Professor/poeta, Manuel Catarino.

Ao entrar na leitura de A nuvem e a árvore de Fátima Rodrigues, foi como se começasse a viajar por dentro da palavra em direcção ao mundo da criança. Mundo este, tão cheio de Sol, tão apaixonante, pelo qual me vergo com o maior respeito e amor.

Uma obra bem escrita é sempre uma obra de arte e, para as crianças, ainda mais o deve ser, tanto no texto como na ilustração. Eu não duvido de que a infância é o alicerce de toda a nossa vida futura. Fátima Rodrigues tem esse cuidado ao escrever com palavras simples e com a consciência simultânea de ser adulto-criança, proporcionando-lhe prazer, fantasia, sonho, aventura, a partir da realidade, indo ao encontro do conjunto de emoções de uma criança.

O primeiro conto A nuvem e a árvore, falando do processo de desenvolvimento de uma se­mente, é uma narrativa séria, cheia de poesia e ternura que através da animação de determina­dos seres da Natureza, como a nuvem, transmite conteúdos com um certo sentido pedagógico e onde sobressaem valores como a amizade, a solidariedade, a dádiva, o amor: pilares fundamentais de uma sociedade de qualidade; Por sua vez, o segundo conto O sapo rabugento é uma história do reino da bicharada, divertida, que fala da rabugice de um sapo, o Tobias, por estar com dor de garganta, tão próprio dos mais pequenos e que, todavia, os outros animais nunca abandonaram, reforçando ainda mais o poder da amizade entre o grupo “E lá ficaram todos os bichinhos a rir”, como termina esta história.

Para concluir e fazendo uma incursão no imaginário do pequeno leitor, posso afirmar que de A nuvem e a árvore fazem parte duas histórias divertidas e alegres, muito típicas do quotidiano da criança, ajudando-a a crescer com mais sabedoria, percebendo e combatendo intempéries, fragilidades, na sua vida nascente de criança, dando-lhe o direito de ser livre e amada, como sem­pre afirmou a minha amiga íntima, Matilde Rosa Araújo, no seu mais belo canto para o Mundo maravilhoso das crianças: o verdadeiro amor, que é o segredo de toda a humanidade!

Muito obrigado, Fátima Rodrigues, por me proporcionar, através da leitura dos seus contos, mais uma vez, viajar pelo mistério e grandeza do que é ser criança.» (do Prefácio)


 

Informação adicional do produto

ISBN 9789899748408
Data de publicação 31/10/2011
Idioma Português
Formato (fechado) A5 horizontal (210 x 148 mm)
Tipo de encadernação Capa mole c/ miolo agrafado
N.º de páginas 42
Prefácio Armindo Reis
Ilustrações Marco Martins
Grafismo da capa Marco Martins
Paginação gráfica Marco Martins
Observações

Vencedor da edição de 2010 do Prémio Poesia e Ficção de Almada


Procurar também nestas categorias: Maria de Fátima Vieira Rodrigues, Edição do Autor, Infanto-Juvenil, Os nossos Livros